Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

CIDADE

Prefeitura de Medeiros Neto e Conselho Municipal de Saúde realizam 8ª Conferência Municipal de Saúde

Imagem de destaque da notícia

O Conselho Municipal de Saúde de Medeiros Neto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (29) a 8ª Conferência Municipal de Saúde.


O evento de participação popular ocorreu nas instalações da Assistência Social, que teve início às 8h e término às 17:30h.


Durante a Conferência, os participantes contaram com palestras com o tema central: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia", ministrado pelo promotor de Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia, Moisés Guarnieri dos Santos. Na sequência, o palestrante, Nailton dos Anjos, Técnico em frios e do Trabalho do Núcleo Territorial de Saúde do Extremo Sul, que abordou os eixos temáticos e a importância de cada um para a construção de políticas públicas em saúde no âmbito municipal, estadual e federal.


O assunto foi dividido em três eixos para debates:

a) 1º eixo: "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas";


b) 2º eixo: "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia";


c) 3º eixo: "Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas".


A proposta para os debates é de avaliar as ações e serviços do SUS municipal e propor diretrizes para o fortalecimento e aprimoramento dos serviços da Rede SUS local.


Usuários do sistema municipal de saúde, trabalhadores da área e prestadores de serviços, sociedade civil organizada, Câmara Municipal e Comissão da Saúde participaram das discussões sobre as políticas públicas para o setor.


O prefeito Beto Pinto esteve presente na conferência e abordou a importância dos representantes, bem como da oferta de saúde pública de qualidade para à população. "O nosso evento reúne representantes de diferentes segmentos, onde podemos dialogar sobre a prestação de um serviço de mais qualidade para nossa gente", afirmou.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Degmar, declarou que a participação das comunidades faz parte do controle social, bem como as entidades ligadas ao setor de saúde. "A importância da participação de toda a comunidade, bem como de seus representantes, legitima os debates e evoluem as discussões. A participação da sociedade permite a construção de opiniões sobre a melhoria na qualidade de saúde para a vida da sociedade coletiva", disse ele.

A secretária municipal de Saúde de Medeiros Neto, Júnia Garcia, reforçou a necessidade de inserir a população nas discussões. "Estou muito feliz em ver que a população aderiu ao ato que é nosso. É uma forma de manifesto, uma garantia legal aos usuários do SUS, e todos os segmentos podem contribuir. Esse momento foi uma oportunidade para o cidadão ficar a par das questões de planejamentos atribuídas ao gestor, para a melhoria da saúde. Só desta forma poderemos conhecer as metas e as diretrizes da administração do SUS municipal. A melhoria da qualidade de Saúde e o comprometimento para que essa melhoria se concretize é a nossa meta".

"O SUS é democrático, foi construído em meio ao diálogo e debates, por isso é necessário a participação da população no evento. Esse é o momento de o Sistema Único de Saúde ser fortalecido, tanto para a população, quanto para os profissionais. Se hoje nós temos o SUS, foi o SUS que muitos pensaram, trabalharam e empenharam. Que as propostas evoluam e que atendam cada vez mais a nossa população de forma humanizada. Destinamos o dia de hoje para as palestras, diálogos, com especialistas do SUS, que contribuíram em muito com as nossas necessidades do dia-a-dia refletidas nos atendimentos", completou Júnia.

Prefeitura Municipal de Medeiros Neto

Nossa gente em primeiro lugar

ASCOM/PMN

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis