Sa√ļde BRASIL

Medicamentos terão reajuste médio de 5,6% hoje

Por Medeirosneto.com

31/03/2023 às 09:02:57 - Atualizado h√°

Os remédios no Brasil devem ficar 5.6% mais caros a partir de hoje. O anuncio ser√° feito pela C√Ęmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). No total cerca de 28 mil remédios regulados deverão sofrer reajuste.

Mesmo com a regulação do reajuste, o preço teto estabelecido est√° longe de refletir o valor de mercado, que pode variar de acordo com o local, a data e até o hor√°rio da compra.

Pesquisa feita pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que o valor listado pela C√Ęmara chega a ser 90% maior do que a média praticada pelas farm√°cias para remédios de refer√™ncia e até 384% mais alto em medicamentos genéricos. Na pr√°tica, isso pode resultar em reajustes diferentes ao consumidor, superiores ao percentual determinado pelo órgão, diante da dist√Ęncia entre o valor m√°ximo fixado pelo Cmed e o de mercado.

Por isso, pesquisar é fundamental. E não basta comparar entre diferentes farm√°cias. É preciso quase uma gincana para conseguir o melhor preço. Na mesma rede, o valor pode variar se a compra for por internet ou direto no balcão, se o cliente fizer cadastro e até de acordo com o dia e o hor√°rio escolhido. Em poucas √°reas do varejo os preços variam tanto como nas farm√°cias.

— O preço inicial no site costuma ser mais barato. Ao fazer o cadastro, a redução é, em média, de 25%. O mesmo ocorre no balcão. Encontramos desconto de até 50% para um antibiótico. O desconto est√° sempre vinculado à concessão de dados pelo cliente — diz Ana Carolina Navarrete, coordenadora de Saúde do Idec.

O presidente do Ibevar, instituto de executivo do varejo, Claudio Felisoni, explica ainda que as farm√°cias aplicam a chamada "precificação din√Ęmica". Ou seja, o preço varia de acordo o local, a data e até o hor√°rio da compra: — À noite, por exemplo, h√° menos desconto, pois h√° menos lojas abertas. Além disso, o cadastro em fabricantes de medicamentos, a apresentação da carteirinhas do plano de saúde e a parceria entre empregadores e redes de drogarias são outras formas de reduzir o desembolso.

Fonte: C√Ęmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed)

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Medeirosneto.com

© 2023 Copyright - Medeirosneto.com
Medeiros Neto- BA

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Medeirosneto.com