Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

BRASIL

Medicamentos terão reajuste médio de 5,6% hoje

Imagem de destaque da notícia

Os remédios no Brasil devem ficar 5.6% mais caros a partir de hoje. O anuncio será feito pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). No total cerca de 28 mil remédios regulados deverão sofrer reajuste.

Mesmo com a regulação do reajuste, o preço teto estabelecido está longe de refletir o valor de mercado, que pode variar de acordo com o local, a data e até o horário da compra.

Pesquisa feita pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que o valor listado pela Câmara chega a ser 90% maior do que a média praticada pelas farmácias para remédios de referência e até 384% mais alto em medicamentos genéricos. Na prática, isso pode resultar em reajustes diferentes ao consumidor, superiores ao percentual determinado pelo órgão, diante da distância entre o valor máximo fixado pelo Cmed e o de mercado.

Por isso, pesquisar é fundamental. E não basta comparar entre diferentes farmácias. É preciso quase uma gincana para conseguir o melhor preço. Na mesma rede, o valor pode variar se a compra for por internet ou direto no balcão, se o cliente fizer cadastro e até de acordo com o dia e o horário escolhido. Em poucas áreas do varejo os preços variam tanto como nas farmácias.

— O preço inicial no site costuma ser mais barato. Ao fazer o cadastro, a redução é, em média, de 25%. O mesmo ocorre no balcão. Encontramos desconto de até 50% para um antibiótico. O desconto está sempre vinculado à concessão de dados pelo cliente — diz Ana Carolina Navarrete, coordenadora de Saúde do Idec.

O presidente do Ibevar, instituto de executivo do varejo, Claudio Felisoni, explica ainda que as farmácias aplicam a chamada "precificação dinâmica". Ou seja, o preço varia de acordo o local, a data e até o horário da compra: — À noite, por exemplo, há menos desconto, pois há menos lojas abertas. Além disso, o cadastro em fabricantes de medicamentos, a apresentação da carteirinhas do plano de saúde e a parceria entre empregadores e redes de drogarias são outras formas de reduzir o desembolso.

Fonte: Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed)

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis