A forma principal de contágio da gripe ocorre de pessoa para pessoa através de gotas suspensas no ar, quando alguma pessoa já infectada lança estas mesmas gotas ao espirrar ou tossir.
Normalmente quando estas gotas são lançadas no ar, podem elas atingir uma distância de cerca de 1 metro, podendo ser inaladas por outras pessoas.
O contágio também pode ocorrer diretamente através do beijo entre pessoas infectadas. Cientificamente, o indivíduo adulto infectado poderá ser transmissor do vírus desde o dia anterior ao aparecimento dos sintomas até 7 dias após a instalação da Doença o que nos permite dizer que o indivíduo é transmissor da doença antes mesmo de saber que está doente. Como é o vírus Influenza.
A gripe não é considerada uma doença grave, mas mata milhares de pessoas todos os anos. A doença evolui, em geral, de forma benigna, sem necessidades de grandes medidas terapêuticas; entretanto, pode complicar-se e aparecer sob formas mais graves como traqueobronquite ou pneumonia bacteriana secundária e, mais raramente, pneumonia primária à influenza, quase sempre mortal.
Entre os sintomas da gripe estão: febre alta, dores no corpo, dores de cabeça, tosse, sensação de intensa fraqueza, calafrios, perda de apetite, dor de garganta, assim como náuseas e ardor nos olhos.
No dia 5 maio terá o dia nacional de vacinação contra a Gripe Influenza. Todas as pessoas com idade acima de 60 anos, gestantes e crianças com mais de seis meses e menores de 2 anos deverão vacinar e se proteger contra essa doença.
Lembre-se de vacinar seu filho, seus pais e seus avós. Vacinar é ato de amor à vida.
Procure seu posto de saúde e não se esqueça de levar o cartão de vacina.
Redação Medeirosneto.com