A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) implantou no primeiro semestre deste ano, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), unidades de fluoretação de água no sistema de abastecimentoem Medeiros Neto.
A ação, que integra a segunda etapa do Programa de Fluoretação do Brasil Sorridente, do governo federal, beneficia uma população de aproximadamente 20,3 mil pessoas da região.
De acordo com o gerente da unidade regional da Embasa em Itamaraju, Gilmar Costa, só falta implantar, na microrregião de Porto Seguro, unidades de fluoretação nos sistemas de Monte Pascoal, localidade de Itabela, e de Vila Betinho, que fica na cidade de Lajedão. “Estes sistemas eram operados pelas respectivas prefeituras municipais e foram recém-incorporados a Embasa”, explica Gilmar. Entre as medidas preventivas da cárie dentária recomendadas pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), a fluoretação da água distribuída à população é a de maior alcance social.
A lei federal 6.050 de 24 de maio de 1974, regulamentada pelo decreto 76.872 de dezembro de 1975, determina que sejam elaborados planos relativos à fluoretação da água quando da construção ou ampliação de sistemas públicos de abastecimento de água dotados de estação de tratamento.
Redação Medeirosneto.com