“Teixeira de Freitas está abandonada”, é o que falam as pessoas nas ruas ao se referirem à sujeira das vias, rotatórias e praças. Para reverter esse quadro a nova gestão da Prefeitura preparou o “Mutirão da Limpeza”, que vai durar 1 mês e promete revitalizar a cidade inteira. Nos bairros teixeirenses a expectativa é grande por parte da população, que faz questão de manifestar total aprovação para esta ação.
O mutirão terá início nesta segunda-feira (07), às 8h, partindo da Avenida Getúlio Vargas, em frente ao prédio da Secretaria de Educação. Quem mora ou trabalha perto dali está contando os minutos para que a limpeza comece, é o caso da irmã Concita, ela conta que atualmente é muito difícil se livrar dos resíduos e entulhos, já que a maioria das pessoas desconhece como deve proceder, ou a quem devem solicitar o recolhimento. A irmã disse ainda que a iniciativa da Prefeitura é muito importante também para alertar as pessoas de sua responsabilidade em manter o ambiente limpo.
Em vários pontos da cidade a população já comprou a ideia e alguns até já se adiantaram ao mutirão e começaram a limpar suas ruas por conta própria. As pessoas estão descontentes com os anos de descaso, que segundo elas, deixaram a cidade feia.
Os moradores fazem questão de apontar os pontos de entulho. Eles contam que o problema é cumulativo, ou seja, no local em que ficam entulhos de construção, por exemplo, em pouco tempo são deixados sacos de lixo e outros resíduos que a iniciativa pública não recolhe e acabam poluindo a cidade.
Em época de chuva forte o problema fica ainda maior, já que a sujeira acaba tampando os locais de escoamento de água e favorecendo o alagamento de ruas e bairros. A iniciativa visa, também, melhorar o tráfego de veículos, sobretudo na Getúlio Vargas, já que o acúmulo de areia dificulta a passagem de carros e, principalmente de motos.
O “Mutirão da Limpeza” está sendo organizado, principalmente, pelo vice-prefeito Gilberto, que nos últimos dias conseguiu parceria de empresários, comerciantes, industriais e trabalhadores, que irão para as ruas com máquinas, equipamentos e muita disposição para revitalizar Teixeira de Freitas. A iniciativa visa, também, melhorar o tráfego de veículos, sobretudo na Getúlio Vargas, já que o acúmulo de areia dificulta a passagem de carros e, principalmente de motos.
Por Michele Ribeiro