Weather for the Following Location: Teixeira de Freitas map, Brazil

- Símbolos

Em Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores, foram apresentados à sociedade medeirense a Bandeira Oficiail do Município de Medeiros Neto, símbolos instituídos pela Lei Municipal nº 519/2022.


A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 05 de setembro de 2022, tendo início às 18 horas.

Conheça a história da nossa bandeira.


O Símbolos Oficiais foram escolhidos através de Concurso. O objetivo é, sobretudo, despertar na comunidade a importância do respeito e reverência ao hino e a bandeira, enaltecendo as belezas naturais e culturais, bem como a história do Município.


A madeira que, no passado, foi retirada de forma brutal e criminosa da nossa região, transformando a Mata Atlântica em pastagem para os diversos tipos de rebanho, hoje vem representada pela cultura do eucalipto. Nas últimas décadas, grandes empresas viram aqui uma oportunidade de cultivar e beneficiar essa matéria-prima, essencial na fabricação de papel e celulose e outras atividades.


Ao redor, aparecem ramos de cana-de- açúcar e pedras para lembrar outros pontos importantes da economia do Município, assim como o gado bovino, que, por muito SUB SOLE JUSTITIAE tempo, foi a principal fonte de riqueza da região.


A Bandeira do Município de Medeiros Neto (BA) é um retângulo dividido igualmente em três cores: vermelho, azul e branco. Essas cores foram inspiradas na bandeira do Estado da Bahia.

SUB SOLE

JUSTITIAE

MEDEIROS NETO

BAHIA

A Bandeira é composta de duas faixas brancas na horizontal e duas faixas azuis na vertical, no centro da bandeira.

Outro ponto importante e significativo da Bandeira é o símbolo que ela traz no centro. Trata-se do Brasão de armas que foi criado junto com ela. Suas cores e desenhos também simbolizam os ideais e história do município.

O Brasão e a Bandeira, são figuras simbólicas. Uma insígnia que representa a identidade do lugar, a sua evolução política administrativa e econômica, seus costumes e tradições. 

Ao centro, mostra a exuberante natureza cercada de uma região montanhosa e uma ilha paradisíaca onde correm dois importantes rios: Itanhém, conhecido popularmente como rio Alcobaça devido a sua água salobra que lembra o mar, e o rio Água Fria, cujas margens serviram de pouso dos tropeiros, no passado, dando início ao povoamento e à história do lugar. 

Os sete troncos de madeira simbolizam os dois distritos (Itupeva e Nova Lídice) e os cinco povoados (Água Limpa, Juracitaba, Nova Zelândia, Santa Luzia do Norte e Vila Mutum).

Medeirosneto.com

© 2023 Copyright - Medeirosneto.com
Medeiros Neto- BA

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Medeirosneto.com