Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

COVID-19

Conselho de Saúde da Bahia alerta: A covid subiu de novo


O aumento no número de casos da covid-19 na Bahia colocou a doença novamente como tema de rodas de conversas de amigos e familiares.

Em um mês, entre 14 de outubro e a última segunda-feira (14), 4.624 novos casos foram identificados no estado e 63 pessoas vieram a óbito, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Na sexta-feira (18), o Conselho Estadual de Saúde (CES) enviou aos governos federal e estadual recomendações urgentes para frear a disseminação acelerada do vírus.

Retorno da obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina em locais de aglomeração, ampliação de testagem e aceleração da vacinação estão entre as medidas indicadas pelo Conselho. A medida leva em consideração a disseminação das subvariantes da Ômicron e a alta nas hospitalizações.

O virologista Gúbio Soares explica que já era esperado que o vírus da covid-19 se multiplicasse em formatos de novas cepas. Essa é a forma que o micro-organismo encontra para continuar circulando entre os seres humanos. Por isso, o especialista indica que cuidados sejam retomados para que medidas de isolamento social não voltem a acontecer no país.

Na Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde alunos e professores já estavam deixando de usar máscaras nas salas de aula, o Comitê de Assessoramento da Covid-19 da universidade emitiu um comunicado no qual recomenda o uso em ambientes fechados por conta do avanço das subvariantes. Um concerto que aconteceria no Museu de Arte Sacra na sexta-feira (18), precisou ser adiado depois que oito músicos da orquestra sinfônica da Ufba testaram positivo para a covid.

"É importante que os locais voltem a disponibilizar álcool em gel e que as pessoas usem máscaras em locais fechados. Não vai acontecer uma nova pandemia como foi no início, mas o vírus não vai deixar de circular e as pessoas precisam ter consciência", defende Gúbio Soares. Pelo menos três variantes, BQ.1, CK.2.2.2 e BA.5.3.1, já foram identificadas no país. Dor de cabeça e garganta, febre e cansaço são os principais sintomas.

A Sesab não informou quantas cidades do estado já estão aplicando a quinta dose, mas além da Bahia, outros seis estados do Nordeste já disponibilizaram o reforço. Dos nove estados da região, apenas Piauí, Ceará e Pernambuco não ofereceram a quinta dose à população. O Ministério da Saúde ainda não emitiu parecer técnico sobre a aplicação da quinta dose.

Recomendações do Conselho Estadual de Saúde na íntegra:
Art. 1º Recomendar ao Ministério da Saúde, ao Conselho Nacional de Saúde - CNS, à Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia, às autoridades sanitárias, aos gestores públicos municipais e ao governador do Estado da Bahia que, à luz das competências constitucionais e do dever de garantir e proteger a saúde da população, atuando para a redução do risco de adoecimento:

I - a adoção de medidas eficazes, quanto à cobertura vacinal contra Covid-19 afim de controlar e reduzir a propagação do coronavírus, como as sublinhagens, derivada da variante Ômicron, visto que a imunização é umas das ferramentas mais eficiente e segura para prevenir doenças infecciosas;
II - o retorno da obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacina da Covid-19 em espaços de grande concentração de pessoas, bem como que sejam retomadas as ações estratégicas para aceleração da vacinação contra Covid-19, ações essas que surtirão efeito positivo na cobertura vacinal, facilitando dessa forma o acesso à população;
III - a disponibilização, em caráter emergencial, vacinas bivalentes de 2ª geração para suprir a população;
IV - a ampliação do estímulo à testagem da população para identificação de casos e adoção de medidas de contenção da disseminação.

Correio da Bahia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!