Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

LUTO

Morre Tau Brasil, cantor que se tornou ´presença obrigatória´ na festa do vaqueiro de Nanuque


Faleceu nesta sexta-feira (4), em Águas Formosas-MG, o cantor Tau Brasil. Ele tinha apresentação marcada para este sábado (5) na cidade, onde passou mal e veio a óbito. O cantor viajava em turnê pelo Brasil com o show "Tau pai, tal filho", em companhia do seu filho Augusto.



Tau Brasil é natural de Fronteira dos Vales – MG , Vale do Mucuri. Sua música retrata imagens e melodias da vida simples do interior e da cultura popular de Minas. O artista já recebeu 16 prêmios em festivais brasileiros de canção e tem cinco CDs gravados.

Desde quando aconteceu pela primeira vez em Nanuque a Festa do Vaqueiro, que hoje é evento tradicional, Tau Brasil sempre foi uma das principais atrações. Conheço parte da obra do artista, com destaque para o CD "Nas Trilhas do Mucuri", bonito trabalho que é uma verdadeira declaração de amor ao Rio Mucuri e às comunidades que o serpenteiam. O CD é um primor. Apresentação gráfica riquíssima em fotos, relatos e letras das 15 músicas que ponteiam o encarte. No rótulo do disco, a famosa "pedra bocuda" do Caladão. "Dedico este trabalho a todas as pessoas que nasceram, viveram e vivem no Vale e a todos que, mesmo de longe, nunca esqueceram este pedaço de chão", diz Tau. Logo, estou no grupo da dedicatória.

Na faixa 3, a conhecida "Estrada de Ferro Bahiaminas", composição de José Emílio e Eros Januzzi, vencedora do 1º Festival da Canção Nanuquense (Fescan), realizado em 1984, quase 30 anos atrás, pelo amigo Carlos Veronesi – o Carlão – e do qual participei como jurado, quando tinha 20 anos. No ano seguinte, a música ficou em 3º lugar no Melhor dos Festivais de Minas, reunindo as músicas vencedoras de dezenas de festivais realizados no estado.

As 15 faixas do álbum, que é de 2012, me emocionaram. Participam como convidados especiais: Pereira da Viola (que começou sua carreira cantando em Serra dos Aimorés, Nanuque e região, nos anos 80 do século passado), Sergio Moreira (que também começou cantando em shows de calouros por aqui, quando o próprio era operador de áudio da extinta Rádio Difusora de Nanuque-AM, em atividade entre 1970-1993) e Bilora, vencedor do 1º Festimuc (Festival da Canção do Vale do Mucuri), realizado em Nanuque no final de 1999, além de outros talentos: Gonzaga Medeiros, Efraim Maia, Carlos Farias…

Sobre o Tau, desde a década de 80 que ele pontua sua obra na multiplicidade cultural, tradições e lendas do nordeste e norte de Minas. Já brilhou em dezenas festivais e chegou a morar quase dois anos em Portugal. Dessa experiência, resultou "Pelas Ruas de Lisboa", outro trabalho do artista.
Vai fazer falta. Muita falta.

Fonte ACONTECENDO EM NANUQUE

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!