O trecho que compreende a BA-290, que liga Teixeira de Freitas a Itanhém no Extremo Sul da Bahia conta com uma importante e muito necessária obra com o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias da Bahia (Premar). São 59 km de pavimentação direta e 30 km de tapa-buracos serão realizados, a rodovia será totalmente restaurada e receberá um pavimento de boa qualidade: Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).
Este processo foi dividido em etapas – provisório e definitivo – para atuar desde a solução dos trechos mais críticos e urgentes até contemplar toda via licitada. Os tapa-buracos provisórios já estão sendo aplicados nos buracos maiores próximo à Teixeira de Freitas, onde os motoristas enfrentavam uma estrada em péssimas condições e corriam riscos ao ter que trafegar pela contramão para evitar os grandes buracos. Até as vésperas do carnaval, já tinham sido aplicados mais de 37,6 km de tapa-buracos provisórios.
Após solucionar as emergências mais críticas, outra equipe realizará a operação de tapa-buracos definitivo. Onde, de acordo com funcionários da empresa, será retirado o material da primeira etapa, aplicado capa-base e nova camada de asfalto, finalizando com a pavimentação completa, entregando uma via completamente asfaltada e restaurada para moradores dessa região, bem como viajantes que cruzam o Extremo Sul Baiano e o estado de Minas Gerais.
Segundo a empresa que realiza a obra, estima-se a conclusão desta recuperação em até 1 ano, entretanto, o consórcio responsável pela execução vai atuar na manutenção desta via durante cinco anos. E ainda solicitam aos motoristas uma atenção redobrada, pois com máquinas e trabalhadores no local, mesmo com a sinalização da obra ainda há muitos que se expõem ao risco em alta velocidade na via.
O trecho tem 89 km e a obra vai beneficiar 209 mil habitantes das cidades de Itanhém, Jucuruçu, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas.
Fonte: Portal SBN | Milka Morais