Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

CIDADE

CETEP de Medeiros Neto leva para a FECIBA projeto sustentável feito com resíduos do bagaço da cana-de-açúcar


O Curso Técnico em Agropecuária do CETEP de Medeiros Neto, participam entre os dias 11 a 14 de novembro da 12ª FECIBA (Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e inovação da Bahia) que acontece dentro do "Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação da Bahia".


O projeto inscrito neste ano de 2024 no evento com o título "Uso da casca do maracujá como aglutinante do bagaço de cana-de-açúcar na confecção de lenha ecológica", está sendo apresentado na cidade de Porto Seguro-BA, local do evento, pelas estudantes Rafaela Oliveira e Érica Santana do 3ºano - Curso Técnico em Agropecuária sob a orientação dos professores da instituição, Xisto França (Zootecnista e Mestre em Ciências Agrárias) e Norma Ferreira (Engenheira Agrônoma).


Este projeto foi uma iniciativa dos estudantes do 1º e 3º anos da instituição, que pensaram em uma forma de dar um destino sustentável ao bagaço de cana-de-açúcar que é gerado em grande escala nas usinas de açúcar e álcool.


Professor Xisto França e estudantes Rafaela Oliveira e Érika Santana do Curso Técnico em Agropecuária.

Xisto França e estudantes Rafaela Oliveira e Érika Santana do Curso Técnico em Agropecuária.Os professores Xisto e Norma orientaram os discentes durante a condução do trabalho, que culminou com o desenvolvimento de um briquete (material prensado), que tem a finalidade de adensar a matéria orgânica e melhorar o poder calorífico para ser usado como lenha ecológica.

O desafio foi então, buscar um material aglutinante, que pudesse manter este briquete coeso e que ao mesmo tempo não liberasse substâncias nocivas durante a sua queima.

Foi usada então a casca do maracujá, outro resíduo agrícola, rico em pectina e solúvel em água, sendo um aglutinante natural, atendendo assim as necessidades do projeto.

Vale ressaltar que, mais do que um projeto de iniciação científica, o trabalho tem a função de fomentar a discussão sobre a sustentabilidade na educação e para o meio rural, oportunizando o debate e incentivando os estudantes a buscarem soluções criativas para problemas ambientais aprendidos durante o curso.

A direção do Cetep e seu corpo docente vem fortemente empenhados em contribuir para uma formação inovadora que propicie aos estudantes o ensino, a pesquisa e a extensão.

Cetep de Medeiros Neto

Inovando o ensino, transformando futuros.

Por: Xisto Antônio Alves França.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!