Comerciantes de vários setores do município de Medeiros Neto se reuniram na manhã da última segunda-feira (01) com o Prefeito Beto Pinto a vice-prefeita Cida Boiadeiro e os vereadores na Câmara Municipal Saúde, com o objetivo de apresentar as novas regras de funcionamento, com base no decreto imposto pelo Governo do Estado, que colocou a cidade na lista entre os municípios com o toque de recolher.
A reunião também também contou com a presença da secretária de saúde, Junia Garcia, que alertou aos presentes em relação à situação que a cidade está passando neste momento com a pandemia do novo coronavírus. Junia explicou o cenário, apresentando os dados e falando sobre as dificuldades de combater a proliferação do vírus. A secretária ainda solicitou a ajuda dos aos agentes de saudê e dos comerciantes quando no tocante a orientações à população no dia-a-dia.
A recomendação é para que lojistas e empresários façam as adequações necessárias em suas empresas e estabelecimentos para diminuir a aglomeração de pessoas e reduzir o risco de contágio pelo vírus.
O Prefeito Beto Pinto não descartou a possibilidade de realizar algumas adequações referentes às medidas impostas pelo Governo do Estado, mas afirmou que achava importante discutir o assunto antes com os comerciantes em geral para ouvir sugestões.
“Precisamos agir preventivamente para evitar a disseminação em larga escala do vírus na cidade”, comenta o prefeito Beto Pinto, lembrando que as aulas foram suspensas nas escolas municipais, repartições públicas foram fechadas e eventos culturais cancelados. “Estamos agindo com base nas orientações técnicas dos profissionais de saúde, além de observar as instruções dos governos estadual e federal”, frisa.
O vereador presidente da Câmara, Cristiano Alves (Pintão), orientou empresários e comerciantes a reorganizarem o fluxo de pessoas em suas empresas para diminuir as chances de propagação do coronavírus. Algumas medidas foram sugeridas como escalonamento de horário no local de trabalho e no refeitório, distanciamento entre os trabalhadores e higienização frequente do ambiente de trabalho.
Também participaram da reunião a primeira dama Lana Pinto, representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e SICOOB e o presidente da CDL Gil Batista