Moradores de Medeiros Neto e região têm convivido no decorrer deste ano com a clonagem de números de celulares, o que permite aos criminosos a aplicação de golpes via WhatsApp.
Um morador de Medeiros Neto perdeu o acesso ao seu Whats nesta segunda-feira (08). Segundo ele, os golpistas mandaram mensagens para várias pessoas da sua lista de contatos, pedindo o empréstimo de dinheiro por meio do Pix.
O golpe começa com o envio da mensagem " Boa tarde, está ocupado? ...Você tem chave Pix?.. consegue fazer um Pix pra mim ate amanhã eu te devolvo o valor ? .... Fiquei de fazer um pagamento mais meu limite diário excedeu por hoje..", seguida de algumas informações para convencer o contato de que aquela situação é real.
O golpe de invadir o WhatsApp para pedir dinheiro de terceiros não é novo. O que está sendo a novidade aí é que ao invés de TED ou DOC, o criminoso pede que os amigos da vítima façam um PIX.
Dicas para evitar que o golpe ocorra com você
Uma das dicas mais simples para evitar o roubo de conta no WhatsApp é ocultar a foto de perfil, assim o usuário escolhe mostrar a foto apenas para contatos adicionados, o que dificulta o roubo de imagem para aplicar o golpe da conta falsa. Procure também não ter a mesma foto de perfil em todas as redes sociais, porque isso dificulta o golpe e seus contatos próximos podem perceber a mudança repentina.
Os analistas de segurança da Kaspersky recomendam também manter a dupla autenticação ativa, assim sempre que cadastrar sua conta do WhatsApp em outro celular, além do código de ativação também será necessário informar um PIN criado por você mesmo. Por isso, não compartilhe o código com terceiros. Outra dica é sempre desconfiar das mensagens recebidas e confirmar por ligação ou ao vivo para saber se aquela mensagem é real. Assim, você protege seus contatos e vice-versa.
Além dessas pequenas ações de privacidade, é necessário entender que algumas coisas não podem ser publicadas de forma alguma pelas redes sociais, como fotos de cartões de crédito ou débito, cartões de embarque, senhas e códigos de ativação, e, até mesmo, sua mesa de trabalho. Se você manter suas informações privadas sempre protegidas, as chances de ser vítima de um golpe diminui..
Redação Medeirosneto.com