A Prefeitura Municipal de Medeiros Neto por meio da Secretaria de Cultura promoveu nesta terça-feira (09), a apresentação do Plano de Ação “Oficinas Culturais: A arte como intervenção social”. Na oportunidade, esteve presente o Prefeito Beto Pinto, a Secretária de Assistência Social, Lana Pinto, o Diretor de Cultura, Mário Henrique Silva e o Secretário de Educação, Rildo Fonseca.
O Diretor de Cultura, Mário Henrique Silva, após dar boas-vindas a todos, iniciou a sua fala abordando o que é cultura e o que é arte. Elencou a proposta do Plano de Ação, onde busca de forma colegiada, trazer melhorias para Medeiros Neto. De início o público-alvo das oficinas serão: escolas municipais, CREAS, CRAS, CAPES e Lar dos Idosos.
O Secretário ressaltou que “o Plano de Ação no âmbito cultural, corrobora para o desenvolvimento da cultura local a partir do público-alvo que iremos atender”. E completou dizendo “a tríade: cultura, educação e arte irão propiciar o engajamento dos cidadãos assistidos no que tange o fortalecimento das identidades artistas, o valor intrínseco e as possibilidades de intervenção nas esferas sociais da cidade de Medeiros Neto. Desejamos, a partir das oficinas, promover a cultura-saúde-educação numa perspectiva transdisciplinar e socializadora do fazer artístico-cultura em nossa cidade”, enfatizou.
Serão 9 oficinas ofertadas, nas seguintes modalidades:
Artes visuais – Adárcio Moura Cardoso
Oficina: Luminárias de garrafas PET
Artes Visuais - Naiara Teixeira
Oficina: Produção de Luminárias
Artes Literárias – Alex Santos
Oficina: Alfabeto em língua inglesa
Artes Visuais – Tiago de Jesus Oliveira
Oficina: Montagem de tela em papelão e desenhos
Artes Corpóreas – Igor Morais
Oficina: Forró
Artes Musicais – Daniel Almeida Franco
Oficina: Produção e execução de cantiga de roda
Artes Visuais – Dione Araújo
Oficina: Telas decorativas e Vasos para flores
Artes Cênicas - Nestor Siqueira
Oficina: Produção do Festival de Cenas Curtas
Artes Corpóreas – Igor Rodrigues Souza
Oficina: Dança – conhecendo seu corpo
Na ocasião, todos os oficineiros apresentaram ainda a relevância, objetivos, metodologia e construções, respectivamente.
O prefeito Beto Pinto parafraseando o pensador e filósofo chinês Confúcio diz que, a cultura está acima da diferença da condição social em Medeiros Neto. “Somos produtores de cultura, por isso a importância das raízes culturais para a identidade cultural do nosso povo, da população medeirense”, afirmou.
Também estiveram presentes no encontro, as coordenadoras gerais da Secretaria de Educação, Aildma Machado e Bruna Afonso, a coordenadora do CRAS, Iracema Fonseca, a coordenadora do CREAS, Taiane Bonjardim, a coordenadora do CAPS, Kênia Mendes e a secretária do Lar dos Idosos, Vera Ribeiro, entre outras autoridades.
Com esta iniciativa, a prefeitura de Medeiros Neto reafirma seu compromisso em trabalhar em prol do cidadão, principal responsável pelo desenvolvimento de nossa cidade.
Prefeitura Municipal de Medeiros Neto
NOSSA GENTE EM PRIMEIRO LUGAR
ASCOM/PMMN