Cumprindo agenda que tem sido implantada pela Câmara Municipal de Medeiros Neto, de convidar todos os secretários do governo municipal para prestar informações sobre as ações e planejamentos de cada setor do município, a secretária de Saúde, Júnia Garcia, juntamente com parte de sua equipe, esteve no final da tarde desta segunda-feira, 16 de março, no auditório da Câmara, respondendo a questionamentos e fazendo suas colocações aos vereadores e público presente. A reunião teve como pauta principal as estratégias de Combate ao COVID19, mas outros temas também foram detalhados.
O presidente da Câmara, Pintão, disse que o convite foi para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a secretária e tem sido de praxe para que as pastas possam informar as ações e respondam aos questionamentos dos vereadores e dúvidas da população. Falou que Saúde e pandemia são recorrentes na Casa e necessitam de maiores informações para acalentar a população.
A secretária de Saúde, Júnia Garcia, disse que é importante o debate e reuniões com a Câmara, porque ajudam nas correções de eventuais falhas e erros que possam acontecer. Ela sustentou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem enfrentado alguns desafios que são bem pontuais e que todas as informações referentes ao sistema de saúde municipal serão encaminhadas aos gabinetes dos vereadores.
O Vereador Laurentino questionou a secretária sobre como está o andamento das vacinas no município questionou a falta de campanha com panfletos educativos para combater não só o Covid como também outras doenças que assolam o município como Chikungunya, dengue, entre outros. Ele ainda criticou o fato de que ainda está havendo muitas aglomerações nos distritos e povoados. Segundo o vereador, ele “acha importante entrosar as secretarias de educação com a saúde para conscientizar cada vez mais, pois os brasileiros ainda tem o mal hábito de não se prevenir”. Frisou.
Em resposta ao vereador, Júnia Garcia disse que entende que a responsabilidade sanitária da secretaria de saúde é muito grande e ela entende também que “não se pode atribuir apenas ao poder público a responsabilidade do Poder Público a responsabilidade por conter uma doença, porque isso é uma questão de disciplina. Quando eu cuido de mim, estou cuidado do outro. Nós somos espelho. Se por exemplo eu sou uma representante legal do legislativo e passo por uma calçada sem máscara, eu estou dizendo pro munícipe que ele não precisa se preocupar”. Finalizou
Complementando, o vereador Cabral disse que em Nova Lídice o agente de Vigilância Sanitária Lucas, tem feito um trabalho bem plausível. “Hoje mesmo ele esteve em nossa comunidade, coletando amostras de água da EMBASA pra saber como está a qualidade da água. Eu acredito que a vigilância sanitária tem feito seu papel na pessoa do Lucas, nos nossos distritos principalmente”. Destacou.
Junior Serapião, elogiou o trabalho da secretária, dizendo que “acha ela bastante técnica e que por isso, alguns cidadãos demoram de se acostumar com este jeito, mas que sabe que ela irá desenvolver um excelente trabalho no município”. Serapião ainda perguntou a Júnia sobre como anda a questão do acesso aos portadores de glaucoma ao colírio, ao passo que obteve a resposta da secretária de que “A última remessa de colírio que foi recebida no município foi em Fevereiro e já foi encaminhada para a CAF que é a assistência farmacêutica, e já estão aguardando outra entrega que será feita pelo núcleo regional de saúde pelos gestores de saúde, pelos gestores de medicamentos do componente especializados”.
ASCOM