Uma criança de apenas três anos de idade, moradora de São João da Prata, interior da cidade de Vereda, foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, via transporte aéreo, no início da noite desta segunda-feira, 26. Ela havia dado entrada no Hospital Ana Lúcia Magalhães na sede do município, por volta das 11h, apresentando queimaduras de segundo grau.
Mesmo com todos os esforços e cuidados, dispensados pela equipe do Hospital para resguardar a vida da criança, diante da situação delicada, ela precisava de atendimento especializado e urgente.
Agindo com rapidez, e aproveitando do prestígio do prefeito Manrick Teixeira (PP) em Salvador, a equipe técnica da Saúde local se mobilizou para conseguir uma vaga na Rede de Saúde do Estado da Bahia, atingindo seu objetivo e conseguindo, após diversas ligações, uma vaga para o tratamento especializado em queimaduras no HGE, além do transporte aéreo, através de aeronave com UTI, para transportar a criança com a rapidez e todos os cuidados que o caso exigia.
De acordo com a secretária de Saúde, Maria José Costa, a criança, na companhia de sua mãe, embarcou no aeroporto de Teixeira de Freitas, no começo da noite desta segunda (26), exatamente às 18:15, rumo à capital. Seu estado de saúde é estável.
O prefeito Manrick comemorou o sucesso da ação e parabenizou a equipe. “Esse compromisso do Governo Municipal, no caso, especialmente de Secretaria de Saúde, fez a diferença para que o atendimento a essa criança fosse bem-sucedido. Parabenizo a todos pelo trabalho. Fico muito feliz em ver que tudo está dando certo, graças a Deus e ao empenho de todos”, disse o prefeito.
Pela segunda vez na história
Pela segunda vez na história do município, em menos de cinco dias, a nova Gestão, através da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu realizar o transporte aéreo de pacientes do município. O primeiro caso, que foi na última quinta-feira (22), se deu por conta do estado crítico de um paciente de Covid-19, do distrito de Cruzeiro do Sul, que estava internado no Hospital de Vereda. Depois de diversos esforços, a equipe do município conseguiu o transporte seguro do paciente e uma vaga de UTI, via SUREM, na capital Salvador.
[Ascom/PV]