Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Medeiros Neto

Prefeitura de Medeiros Neto tenta manter repasse de recursos do PEC, após gestão anterior não aplicar verba como deveria


Com os avanços tecnológicos e buscando contribuir para um melhor desenvolvimento e gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde investiu em municípios de todo o Brasil recursos para a implantação do Programa de Informatização da Atenção Primaria da Saúde – APS, o Conecte SUS.

A cidade de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia, foi um desses vários municípios que recebeu os repasses federais do Ministério da Saúde.

No total, foi destinado no ano de 2020, para a prefeitura de Medeiros Neto, um montante de R$100.300,00 (cem mil e trezentos reais) para implantação do Programa de Informatização da Atenção Primaria da Saúde – APS.

Mas o que a nova gestão não esperava era encontrar apenas 1 das 9 unidades de saúde no município informatizada.

Com os repasses do Ministério da Saúde, a prefeitura deveria ter comprado para os postos de saúde equipamentos, como CPU, monitores, estabilizadores, impressoras entre outros equipamentos.

A única unidade de saúde que foi beneficiada foi o PSF 03 - Renato Viana localizado no bairro Capixaba, com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), é um software que está sendo implantado nas Unidades Básicas de Saúde e o objetivo é integrar as informações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um importante passo no processo de digitalização de dados. Com o PEC os médicos podem consultar o histórico dos procedimentos realizados pelo cidadão, com acesso a informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações passadas. O profissional poderá, ainda, saber se o medicamento que ele pretende recomendar está disponível na farmácia básica do município. Com o sistema, o governo federal busca racionalizar os recursos do SUS e ter um maior controle sobre o que está sendo investido com os repasses públicos. Será possível também saber o público atendido e identificar as maiores demandas por tipo de atendimento dos postos de saúde.

A “punição” para quem não se adequar ao programa é corte nos repasses federais, incluindo investimentos para a saúde das cidades.

Os 9 postos de saúde da cidade de Medeiros Neto que não se encontram adequados ao Programa de Informatização da Atenção Primaria da Saúde – APS, sofrem diretamente com a não aplicação de tais recursos, uma vez que a saúde do município acaba não recebendo os repasses federais em sua totalidade.   

As informações sobre os repasses podem ser acessadas através do Fundo Municipal de Saúde, onde você visualiza todos os valores.

Outros dados também podem ser acessados no portal do Fundo Nacional de Saúde do Governo Federal.

 

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!