A secretaria Municipal de Saúde de Vereda informa que no final da tarde desta quinta-feira, 26 de agosto, foi informada que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia confirmou a ocorrência em Vereda de um caso da variante Delta do SARS-CoV-2, linhagem B.1.617.2, originada da Índia em outubro de 2020, é uma das variantes que apresenta mutações genéticas múltiplas e é denominada pela OMS “variante de atenção/preocupação por alterar o comportamento do coronavírus, ser mais transmissível do que as linhagens anteriores de forma a alterar o curso da pandemia.
Sobre o caso confirmado
Trata-se de um homem, de 28 anos, sem comorbidades, que desenvolveu sintomas sugestivos de Covid-19 em 14/07/2021, coletou RT-PCR em 19/07/2021, que foi encaminhado para análise no LACEN de Salvador-BA, o paciente apresentou sintomalogia e permaneceu em isolamento domiciliar juntamente com seus contatos diretos até o dia 24/07/2021, após completar o período recomendado pela ANVISA. O paciente ainda não havia tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, pois no período o município estava vacinando pessoas de uma faixa etária superior a 30 anos.
O paciente teve vínculo epidemiológico com outro caso já confirmado anteriormente, ambos os casos tinham vínculo de contato relacionado ao ambiente de trabalho e familiar, como medida de controle foi realizado busca ativa de outros casos sintomáticos relacionados aos casos, e também investigação dos contatos físicos assintomáticos, o município realizou o monitoramento dos caos confirmados, suspeitos e contatos, ofertando o exame RT-qPCR para os contatos diretos dos pacientes assintomáticos, onde foram identificados mais dois casos sintomáticos. Tanto o paciente que teve identificação da variante em sua amostra, tanto o outro paciente que ele teve contato e apresentou sintomas anteriormente, não relatam histórico de viagem para outras regiões e estados. Ambos estavam a trabalho em um Povoado que fazem divisa com os municípios de Itanhém e Jucuruçu.
Observando a mudança no comportamento epidemiológico da pandemia no Município de Vereda, que teve um aumento de casos, saindo de 09 casos ativos, no dia 09/07/2021, para 32 em 23/07/2021, chegando a 44 casos ativos em 28/07/2021, tendo a confirmação de mais 80 novos casos nesse período, o município de vereda tomou todas as medidas de controle da pandemia, realizando e encaminhando mais 110 amostras para investigação do vírus SARS-CoV-2. No dia 25 de julho de 2021, a Prefeitura Municipal emitiu o Decreto de Nº 115/2021 com medidas restritivas no município com o propósito de conter o avanço da pandemia. Foi implantada barreiras sanitárias educativas, panfletagens nas ruas e comércios, sanitização de espaços púbicos, higienização com solução desinfetante nas principais ruas e avenidas, entrega de máscaras para a população em geral e divulgação de ações de mídias sociais de forma maciça, essas ações foram desenvolvidas tanto na sede, como nos povoados.
Além das medidas locais, ao observar o novo panorama da pandemia no município com aumento da média móvel de casos e ocorrência de óbitos nos períodos, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou ofício ao CIEVS/NRS sugerindo a realização de sequenciamento para variante de atenção, em casos no município.
Compreendendo que além das medidas de distanciamento social, a vacinação é uma das medidas mais eficazes frente à pandemia, evitando inclusive o surgimento de novas variantes. O Município de Vereda não tem medido esforços para garantir a vacinação de toda a população Veredense e informa que no dia de hoje já foi ofertada a vacinação à toda população maior de 18 anos residente em seus 6 povoados (Centenário, Cruzeiro do Sul, Massaranduba, São João da Prata, São José de Vereda – Piuu e Suzinho. O município tem ação programada para garantir a vacinação com a primeira dose de toda população Veredense maior de 18 anos residente na Sede, e Zona Rural, na próxima sexta-feira (27/08/2021) das 14h até às 18h.
Frente a confirmação de um caso da variante Delta, comunicado no dia de hoje, a Vigilância Epidemiológica Municipal, com o apoio da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul e do CIEVS Bahia, seguem em investigação de linha epidemiológica dos casos e busca ativas de possíveis infectados para quebra de cadeias de transmissão.
Por enquanto, solicitamos a toda à população que mantenham as medidas de prevenção e ainda, realizem o isolamento domiciliar diante de sintomas gripais e procurem os serviços de saúde (Hospital/UBS) imediatamente, para realização de testagem oportuna.
Maria José J. S. Costa
Secretária Municipal de Saúde de Vereda-BA
Redação Medeirosneto.com