Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

Open banking pode aumentar chances de crédito para quem tem "nome sujo"


A implementação do open banking pode flexibilizar a situação dos inadimplentes, ou seja, os consumidores que ficam restritos em relação às linhas de crédito disponíveis no mercado, como os empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

De acordo com Leonardo Henrique, head de open banking da Serasa Experian, considerado um dos principais bancos de dados de restrição ao crédito no Brasil, um dos pontos de destaque do novo sistema impõe que a restrição ao crédito não faça parte da lista de informações que podem ser compartilhadas no open banking. O motivo está na exclusão dos birôs de crédito (como SPC e Serasa) da nova ferramenta.

“Só podem participar do open banking as instituições reguladas pelo Banco Central. Os birôs não são instituições financeiras, nem instituições de pagamento, por isso estão fora desse novo sistema”, explica.

Por outro lado, o open banking não vai mudar em nada a atuação dos órgãos de proteção e os bancos e instituições financeiras continuarão analisando o histórico financeiro do consumidor antes de conceder crédito.

Bahia.Ba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!