As inscrições para as provas do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) começaram na terça-feira (10), e poderão ser feitas virtualmente até o dia 21 de maio, por meio da página do participante no site do Inep (https://enem.inep.gov.br/participante/).
Em Medeiros Neto, também será aplicada a prova e os estudantes e outros interessados da comunidade contam com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Prefeitura Municipal, para fazer a inscrição. Basta dirigir-se ao endereço: rua Inácio Bonjardim, S/N, Centro, no prédio em frente Ginásio João XXIII.
As provas, nas versões impressa e digital, serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. No ato da inscrição, o estudante precisa escolher o idioma, inglês ou espanhol, que prefere responder às questões de língua estrangeira.
No primeiro dia da prova (13 de novembro), os candidatos responderão a 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol), a 45 de ciências humanas, além de fazer a redação. No segundo dia (20 de novembro), serão respondidas 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
Confira o cronograma:
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio (para quem não conseguiu a isenção)
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Provas: 13 e 20 de novembro
Também na Secretaria de Educação, é possível se inscrever para o Programa Universidade para Todos, o pré-vestibular gratuito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para quem já concluiu ou está cursando o último ano do Ensino Médio. As aulas serão oferecidas em Teixeira de Freitas, com transporte oferecido pela Prefeitura de Medeiros Neto. Informe-se na Secretaria.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. O participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
Prefeitura Municipal de Medeiros Neto
Nossa gente em primeiro lugar
ASCOM/PMN