A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, realizou nesta quarta-feira, 21 de setembro, um mutirão de atendimentos à população.
Na oportunidade, foram ofertados vários serviços de saúde, entre eles: Testes Rápidos para o rastreamento das ISTs; campanha de imunização: vacinas de rotina; poliomielite e covid-19; exames preventivos; atendimento médico com clínico geral e atendimento com dois médicos psiquiatras.
O mutirão faz parte das várias ações desenvolvidas pela Prefeitura de Medeiros Neto no mês alusivo ao Setembro Amarelo.
Os atendimentos foram realizados pela Coordenação de Atenção Psicossocial – CAPS, em parceria com a Coordenação de Atenção Básica.
Setembro Amarelo: a vida é a melhor escolha!
Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações se apresentam muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.
Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em tirar a própria vida e a ajudar, oferecendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrando que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.
É com muito trabalho que a Prefeitura Municipal reforça o seu compromisso de cuidar bem dos munícipes!
Prefeitura Municipal de Medeiros Neto
Nossa gente em primeiro lugar
ASCOM/PMN