Entre os dias 26 a 30 de setembro a Escola Municipal São Jorge em parceria com a prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoverá a segunda edição do projeto Do PROJETO PELAS LENTES DA MEMÓRIA: um retrato em preto e branco da História do Município de Medeiros Neto. Desta forma, convida toda comunidade medeirense para prestigiar a maior exposição fotográfica já vista, são fotografias que trazem um recorte da história do município até 1980, ano em que a fotografia colorida foi inserida em nossa realidade.
No ano de 2019, foi realizada a primeira edição da exposição e a primeira impressão da revista pela Educação do Campo, sob a direção de Gildenice Ribeiro e coordenação de Jafé da Silva Cardoso. Em 2022, a segunda edição conta com o mesmo idealizador e tem como organizadora a Escola Municipal São Jorge, sob a gestão de Mary de Cácia Ribeiro.
A segunda edição da exposição, nos propiciará uma viagem por entre casas, ruas, rios, eventos diversos, desembarcando em grandes e pequenos povoados e distritos, descobrindo as crendices e os costumes de um povo forte que está espalhado por todo um território. Um passado cheio de esplendor! As fotografias nos convidam a percorrer de norte a sul por uma Medeiros Neto que se desdobra em uma paisagem mista, onde as pessoas se misturam nas ruas, nas festas, nos eventos cívicos, políticos, nos mercados, praças, rios e no cotidiano das ruas, com uma hospitalidade e afetividade que somente o povo remanescente de Água Fria tem.
O objetivo desta exposição é construir um olhar crítico sobre a história local através da apreciação de imagens fotográficas em preto e branco, oportunizando a análise do passado do município de Medeiros Neto para compreender a cultura e identidade dos habitantes, identificando costumes, o modo de vida, as relações de trabalho, as dificuldades do cotidiano, dentre outros aspectos da história evidenciados sob a perspectiva dos olhos atentos por traz das lentes – bem antes do colorido da imagem.
Nesta exposição, viajaremos juntos por uma Vila de Água Fria que, aos poucos, se transforma na cidade de Medeiros Neto, onde as cores preto e branco dão o tom saudosista, perpassando por esses caminhos numa travessia repleta de beleza e emoções registradas pelo olhar criterioso do eterno (em nossa memória e nas suas lindas fotografias) de José Rex e outros fotógrafos da época, desde a beleza das paisagens, monumentos, pessoas com seus costumes locais e aspectos de uma cultura peculiar. A exposição será realizada de segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00.
Redação Medeirosneto.com