Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

LUTO

Morre Tau Brasil, cantor que se tornou ´presença obrigatória´ na festa do vaqueiro de Nanuque

Imagem de destaque da notícia
Faleceu nesta sexta-feira (4), em Águas Formosas-MG, o cantor Tau Brasil. Ele tinha apresentação marcada para este sábado (5) na cidade, onde passou mal e veio a óbito. O cantor viajava em turnê pelo Brasil com o show "Tau pai, tal filho", em companhia do seu filho Augusto.



Tau Brasil é natural de Fronteira dos Vales – MG , Vale do Mucuri. Sua música retrata imagens e melodias da vida simples do interior e da cultura popular de Minas. O artista já recebeu 16 prêmios em festivais brasileiros de canção e tem cinco CDs gravados.

Desde quando aconteceu pela primeira vez em Nanuque a Festa do Vaqueiro, que hoje é evento tradicional, Tau Brasil sempre foi uma das principais atrações. Conheço parte da obra do artista, com destaque para o CD "Nas Trilhas do Mucuri", bonito trabalho que é uma verdadeira declaração de amor ao Rio Mucuri e às comunidades que o serpenteiam. O CD é um primor. Apresentação gráfica riquíssima em fotos, relatos e letras das 15 músicas que ponteiam o encarte. No rótulo do disco, a famosa "pedra bocuda" do Caladão. "Dedico este trabalho a todas as pessoas que nasceram, viveram e vivem no Vale e a todos que, mesmo de longe, nunca esqueceram este pedaço de chão", diz Tau. Logo, estou no grupo da dedicatória.

Na faixa 3, a conhecida "Estrada de Ferro Bahiaminas", composição de José Emílio e Eros Januzzi, vencedora do 1º Festival da Canção Nanuquense (Fescan), realizado em 1984, quase 30 anos atrás, pelo amigo Carlos Veronesi – o Carlão – e do qual participei como jurado, quando tinha 20 anos. No ano seguinte, a música ficou em 3º lugar no Melhor dos Festivais de Minas, reunindo as músicas vencedoras de dezenas de festivais realizados no estado.

As 15 faixas do álbum, que é de 2012, me emocionaram. Participam como convidados especiais: Pereira da Viola (que começou sua carreira cantando em Serra dos Aimorés, Nanuque e região, nos anos 80 do século passado), Sergio Moreira (que também começou cantando em shows de calouros por aqui, quando o próprio era operador de áudio da extinta Rádio Difusora de Nanuque-AM, em atividade entre 1970-1993) e Bilora, vencedor do 1º Festimuc (Festival da Canção do Vale do Mucuri), realizado em Nanuque no final de 1999, além de outros talentos: Gonzaga Medeiros, Efraim Maia, Carlos Farias…

Sobre o Tau, desde a década de 80 que ele pontua sua obra na multiplicidade cultural, tradições e lendas do nordeste e norte de Minas. Já brilhou em dezenas festivais e chegou a morar quase dois anos em Portugal. Dessa experiência, resultou "Pelas Ruas de Lisboa", outro trabalho do artista.
Vai fazer falta. Muita falta.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis