Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

TEIXEIRA DE FREITAS

Caso INÉDITO no EXTREMO SUL BAHIANO de ANEMIA GRAVE tratado com opções e alternativas às transfusões de sangue

Imagem de destaque da notícia

Na quinta-feira, dia 14 de Dezembro de 2023 foi realizado no Hospital Municipal Regional de Teixeira de Freitas (HMTF) uma cirurgia de emergência para retirada de um rim (Nefrectomia), onde o paciente que por questão de consciência não aceita transfusão de sangue alogênico (doado por outra pessoa), recebeu tratamento sem sangue.


Os médicos cirurgiões: Dr Ulisses Sobrinho - Urologista, e os cirurgiões gerais Dr Hilton Chicon e Dra Natália Viana, realizaram a cirurgia no paciente com as iniciais J.S.F.C. de 33 anos, vítima de um acidente motociclístico.

A estratégia utilizada pela equipe de cirurgiões envolveu uma meticulosa hemostasia (interrupção de sangramento) para que a paciente perdesse o mínimo de sangue durante a cirurgia.

Durante a cirurgia, o médico anestesiologista Dr Fernando Freitas, utilizou a tecnica de anestesia hipotensiva. Permitir que o paciente fique com sua pressão um pouco mais baixa, no menor nível tolerável, irá resultar em menos perda de sangue, pois a pressão de vazamento do sangue para fora do corpo durante uma hemorragia será menor.

Esse caso é INÉDITO no EXTREMO SUL BAHIANO de ANEMIA GRAVE tratado com opções e alternativas às transfusões de sangue alogênico (doado). Devido ao sangramento e fratura sofrida no acidente, o paciente evoluiu com quadro de anemia severa (3,0 g/dL de hemoglobina – normal >13,0g/dL), porém, sobreviveu sem o uso do tratamento convencional para anemia com transfusões de sangue homólogo (sangue de outra pessoa).

Durante a internação a equipe da UTI do HMTF utilizou Medicamentos para tratar anemia. Medicamentos como: Sulfato ferroso, carboxmaltose férrica, ácido fólico, vitamina B12, eritropoietina, são os principais. Após alta da UTI o paciente ficou aos cuidados da equipe de ortopedia do HMTF, sendo submetido a uma nova cirurgia, para correção de uma fratura de fêmur. Toda a equipe do hospital HMTF, se sensibilizaram com o caso do paciente J.S.F.C, e deram total suporte ao paciente.

Parabéns ao corpo clínico do HMTF, pelo atendimento profissional e humanizado que tem prestado aos usuários da unidade.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis