Nesta quarta-feira (31) de janeiro, a Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma capacitação e uma palestra sobre a hanseníase, dentro das ações do Janeiro Roxo, uma campanha de conscientização e combate à doença.
A capacitação de Enfermagem da Atenção Básica "Vigilância da Hanseníase: Conhecer para não discriminar" foi realizada na Unidade Básica de Saúde Adauto Assis, com o objetivo de sensibilizar o olhar do profissional de saúde para a hanseníase, seus sintomas, diagnóstico e tratamento.
Na ocasião, também foi feita a avaliação da mancha em pacientes com alguma mancha suspeita, tendo o médico como referência técnica Flérik Zucolotto, que realizou uma palestra com a comunidade e profissionais de saúde do município, esclarecendo as dúvidas e orientando sobre a prevenção e o combate à hanseníase.
A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A transmissão ocorre pela respiração, por meio de gotículas expelidas pelo nariz ou saliva de uma pessoa doente, sem tratamento, e só acontece por meio de contato íntimo e prolongado.
Os principais sintomas são o aparecimento de manchas na pele, que podem ser vermelhas, brancas ou amarronzadas, e os pelos dessa região normalmente caem. O diagnóstico é clínico e o tratamento é disponibilizado, gratuitamente e exclusivamente, pelo SUS e o tempo de tratamento varia de seis meses a um ano. Tão logo seja iniciado o tratamento, a doença deixa de ser transmissível. Por isso é importante diagnosticar a doença logo no início.
A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica, oferece assistência necessária aos pacientes diagnosticados com hanseníase.
Prefeitura de Medeiros Neto
Nossa gente em primeiro lugar
ASCOM/PMN