Uma moradora do bairro Bom Jesus faz um alerta para a população sobre a aparição de escorpiões na região, em Medeiros Neto.
Ela conta que estava em casa, quando viu o animal descendo pela parede de sua casa.
A Bahia registrou mais de 15 mil ataques de escorpiões em 2023. A maioria delas aconteceu em área rural, mas quem mora na área urbana não está livre da visita desse temido artrópode, parente das aranhas.
O escorpião amarelo é conhecido por ser o mais perigoso, sendo sua picada acompanhada de dor e dormência ao redor do local agredido, além de náuseas, vômitos, suor e alteração dos batimentos cardíacos, alteração da pressão, sonolência ou agitação.
Para evitar a visita indesejada do escorpião amarelo em casa é necessário alguns hábitos simples: Manter quintais limpos, pois entulhos e lixo oferecem esconderijos para escorpiões; evitar andar descalço ou colocar as mãos em buracos ou frestas; nunca matar corujas, sapos ou gambás, pois, além de ser crime ambiental, esses animais são predadores dos escorpiões; inspecionar roupas e calçados antes de usá-los; fazer controle de baratas nas casas, pois a barata é um dos principais alimentos para os escorpiões em ambiente doméstico.
O que fazer se eu for picado por um escorpião?
Quando alguém é picado por escorpião, deve lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente, tendo em vista a potencial ameaça que podem causar. As consequências mais graves podem ocorrer em crianças e idosos.
O que fazer se encontrar um escorpião em casa?
Quando avistar o escorpião em sua residência, é necessário comunicar o fato à Vigilância Ambiental do município. O técnico fará capturas com roupas adequadas e botas, usando uma pinça longa para capturar o animal.
Redação Medeirosneto.com