Um golpe do coração custou mais de R$ 150 mil à professora Nubia Araújo. Mas a história termina pelo menor com uma sensação de justiça: o estelionário que a enganou foi preso nesta segunda-feira (02). Antônio Augusto Alves Ramos, conhecido como "Guto", ludibriou a professora por cerca de sete meses, conquistando sua confiança e prometendo uma vida melhor juntos. Para isso, ele a convenceu a realizar empréstimos bancários para comprar uma retroescavadeira e iniciar um negócio lucrativo.
A professora, apaixonada e confiante, realizou os empréstimos e entregou o dinheiro ao estelionário. Mas o sonho de um futuro juntos se desfez quando Antônio desapareceu com o dinheiro e não mais deu notícias.
A Polícia Civil de Teixeira de Freitas, através da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), iniciou as investigações e descobriu que Antônio já havia aplicado o mesmo golpe em outras mulheres. Após meses de trabalho, a polícia conseguiu localizar e prender o acusado na cidade de São Mateus, no Espírito Santo.
A delegada titular da DEAM, Valéria Chaves, alerta a população para este tipo de crime e orienta que as pessoas desconfiem de propostas que parecerem boas demais para ser verdade. "É importante verificar a identidade da pessoa com quem você está se relacionando e nunca realizar transações financeiras sem ter certeza da idoneidade dela", afirma a delegada.
O que aconteceu:
Em maio de 2024, a professora Nubia Araújo, de 48 anos, denunciou à polícia ter sido vítima de um golpe. Seu namorado, Antônio Augusto, conhecido como "Guto", a convenceu a realizar empréstimos bancários no valor de R$ 150 mil, prometendo que o dinheiro seria usado para comprar uma retroescavadeira e que ambos poderiam lucrar com o aluguel do equipamento.
Investigação:
As investigações da polícia revelaram que Antônio utilizou um golpe conhecido como "estelionato sentimental". Ele conquistou a confiança de Nubia através de um relacionamento amoroso e, em seguida, a enganou para obter dinheiro. Após receber o valor, Antônio desapareceu e não mais deu notícias à vítima.
Prisão:
A polícia constatou que Nubia não foi a única vítima de Antônio e que ele tinha o hábito de iludir mulheres para aplicar o mesmo golpe. Diante das evidências, a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra o criminoso, que foi localizado e preso na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. Ele vai responder por crime de estelionato, com base no Art.171 Lei 11.340/2006 do Código Penal Brasileiro).
O acusado foi recambiado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi formalizada a prisão e depois seguirá para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde ficará à disposição da Justiça.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews