A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadã Medeirense a Senhora Rosilda Alves Barbosa.
A honraria foi entregue pelas mãos do vereador Cristiano Alves `Pintão`, autor do projeto de lei de Nº11/2024.
Em sua fala, O Presidente da Câmara falou sobre a homenageada e destacou que Dona Rosilda encarou os desafios e cumpriu sua missão com humildade e que transformou sua trajetória em expressivo mérito, sendo merecedora desse título.
Dona Rosilda destacou sua trajetória de vida e a importância de receber esta homenagem de Cidadania Honorária: "é o maior reconhecimento que uma cidadã pode receber de uma comunidade".
A pessoa que recebe o título de Cidadão Honorário passa a ser um conterrâneo, mesmo que não tenha nascido no município, que lhe concede tal homenagem. Os homenageados ajudaram (e ajudam) a escrever a história de Medeiros Neto.
Rosilda Alves Barbosa, conhecida carinhosamente como Professora Rosilda, nasceu em Joaíma, Minas Gerais, em 30 de junho de 1936.
Filha de José Barbosa dos Santos (em memória), conhecido como seu Zezinho, mascate, fiscal do Mercado Municipal e Zelador do 1º Posto de Saúde do Povoado em 1948 e de Dona Joscelina Alves Soares (em memória), conhecida como Dona Celina, irmã de Salvador Alves Barbosa (em memória), conhecido como Salvador da Laranja, e irmã de Maria Edna Soriano da Cruz (em memória) e Wailton Soares Pereira. A mesma é mãe adotiva do Servidor Público Municipal Rafael da Cruz Santos, e desempenha um papel fundamental na vida e criação de seus irmãos Isabel Cristina (em memória), Simone, Renato e Havan que lhe chamam carinhosamente de Tia Rosilda ou simplesmente Zilda.
Chegada à região da Barra do Água Fria (hoje cidade de Medeiros Neto), em 01 de junho de 1942, vivia com a família numa propriedade rural pertencente ao Sr. Ângelo Xavier (tio de seu Pai), onde foi alfabetizada por mestres particulares.
Ao vir para a sede do Povoado, estudou com professora "Leiga" do 1º ao 3º ano, concluindo posteriormente o primário com a professora formada em pedagogia Josélta Sobral de Oliveira (em memória), no ano de 1951.
Em 1954, foi para a Zona rural lecionar, onde alfabetizou algumas crianças e adolescentes. Em 1955, foi designada a dar aula como professora "Leiga" em uma escola do então Distrito de Medeiros Neto.
No ano de 1958, ganhou uma bolsa de estudos, partindo então para a cidade de Ilhéus, sul do Estado da Bahia, onde concluiu a 1ª e 2ª Série Ginasial em um convento para Freiras (1958 e 1959).
Retornou para a Cidade de Medeiros Neto no ano de 1960, exercendo suas atividades na área da Educação do Município até o ano de 1984.
Católica Apostólica Romana, atuante na comunidade, serviu como ministra de Eucaristia durante vários anos na Igreja.
Atuou simultaneamente na área da Saúde entre os anos de 1961 e 1991 pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e a seguir, entre 1992 até 1999, pelo Município de Medeiros Neto.
Atuou na Saúde Pública como Auxiliar no Posto de Saúde, Coordenadora da farmácia no Hospital entre 1961 e 1991 pelo Estado da Bahia e de 1992 até 1999 pelo Município de Medeiros Neto.
Servindo assim, toda a comunidade com muito amor e zelo, tudo o que lhe era designado por seus superiores.
Atuou na área da educação Pública em 1955 a 1984, foi Coordenadora na Alimentação do INAM no período de 1983 a 1988 e Coordenadora da merenda Escolar em 1985 a 1989.
Em sua missão, esta mulher nunca se sonegou em atender a todos, ajudando indiscriminadamente toda população. Deste modo, sua conduta, seu histórico e os relevantes serviços que presta junto ao Município de Medeiros Neto lhe credencia à outorga dessa honraria.
ASCOM