O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para rebatizar o Golfo do México como 'Golfo da América' no último dia 20. A plataforma havia esclarecido que, em países onde não há nomenclatura oficial, o local apareceria com os dois nomes. Golfo do México aparece também como Golfo da América para quem acessa o Google Maps no Brasil
Reprodução/Google Maps
O Google passou a sugerir "Golfo da América" para usuários brasileiros que pesquisam sobre o Golfo do México, nesta segunda-feira (10). A ferramenta Google Maps também passou a exibir Golfo da América entre parênteses na região, após a adoção oficial da nomenclatura pelos Estados Unidos.
? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Donald Trump assinou uma ordem executiva para rebatizar o Golfo do México como "Golfo da América" no último dia 20, logo após assumir a presidência dos Estados Unidos. A medida tem mais impacto político do que prático. Isso porque a troca deve ficar restrita ao território norte-americano, com pouca influência em outros países.
O Google Maps havia esclarecido que altera as nomenclaturas depois que elas são adotadas por órgãos oficiais.
"Quando os nomes oficiais variam entre os países, os usuários do Maps veem seus nomes locais oficiais. Todos no resto do mundo veem os dois nomes", disse o Google, ao ser questionado por usuários sobre a questão do Golfo do México.
Trump assina decreto para rebatizar o Golfo do México como 'Golfo da América'
O que é o Golfo do México?
O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. A região tem uma superfície de aproximadamente 1,55 milhão de km², e seu subsolo é rico em petróleo. Além dos EUA, o golfo banha o México e Cuba.
Na ordem que troca o nome do Golfo, Trump justifica que a região foi uma artéria crucial para o comércio nos Estados Unidos e continua sendo uma área vital para a indústria marítima do país.
A presidente do México, Claudia Scheinbaum minimizou o decreto de Trump e afirmou: "Vale só para seu território continental. Para nós e para o resto do mundo inteiro segue sendo o Golfo do México".
Fonte: g1