Trancista Paloma Basttos vai representar o bloco afro na folia deste ano. Coroação foi destacada como conquista para comunidade LGBTQIAPN+. Muzenza nomeia sua primeira rainha trans no Carnaval de 2025
O Muzenza do Reggae nomeou sua primeira rainha trans na noite de sexta-feira (21), no último ensaio geral do bloco afro para o Carnaval 2025. O evento ocorreu no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, em Salvador.
A escolhida para representar o bloco ao longo do ano foi Paloma Basttos, trancista e moradora do bairro da Lapinha, na capital baiana. Para ela, conquistar o posto representa a realização de um sonho que jamais pensou ser possível.
"Sou grata a Deus, aos orixás e a mim mesma pela minha força de vontade. Muito obrigada, Bloco Muzenza, pela oportunidade", agradeceu.
Paloma Basttos foi nomeada a primeira rainha trans da história do bloco Muzenza
Maria Auxiliadora/Divulgação
A agremiação também reconhece a coroação como uma conquista para a comunidade LGBTQIAPN+ e um reforço à luta por espaços de visibilidade e respeito para a população trans dentro da cultura carnavalesca.
Assista ao especial 'Axé: 40 anos de Magia'
"O Muzenza, com sua rebeldia, sentimento inclusivo e responsabilidade com a diversidade, está fazendo história, assim como fez em 2019, com sua rainha PCD", destacou Jorge Santos, diretor-presidente do bloco. Como a agremiação destaca, o título de rainha carrega a força de uma história de resistência, beleza e empoderamento, ecoando a mensagem que o bloco leva há mais de 40 anos.
Neste Carnaval, o Muzenza fará três desfiles: sábado (29) e terça-feira (3) no circuito Osmar (Campo Grande), e segunda (2), no circuito Dodô (Barra-Ondina).
VEJA TAMBÉM
Conheça o Rei Momo, a Rainha e as Princesas do Carnaval de Salvador 2025
Fuzuê agita pré-carnaval em Salvador; veja fotos
Axé 40 anos: artistas elegem as músicas que representam o ritmo
Paloma Basttos e o diretor-presidente do Muzenza, Jorge Santos
Maria Auxiliadora/Divulgação
Paloma Basttos foi nomeada rainha do Muzenza do Reggae 2025
Maria Auxiliadora/Divulgação
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e da TV Bahia
Fonte: G1 - Bahia