Depois do Outubro Rosa, para conscientização e combate ao câncer de mama, chegou à vez de alertar os homens para a importância da prevenção do câncer de próstata. A data, 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, é celebrada com a campanha Novembro Azul para conscientização dos homens sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
A Sociedade Brasileira de Urologia promove a campanha, com o tema: “Um toque, um drible”, ressaltando o fim do preconceito contra os métodos utilizados para a realização da constatação do tumor. Os médicos urologistas realizam exame clínico de toque retal, combinado com o resultado de um exame no sangue do Antígeno Prostático Específico (PSA). Os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles que têm casos de câncer de próstata na família (pai ou irmãos) ou de câncer de mama (mãe ou irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade. A Sociedade Brasileira de Urologia estuda aumentar para 50 anos a idade mínima para realização dos exames, mas a decisão ainda não anunciada.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, o câncer de próstata foi o segundo tipo com a maior incidência de óbitos no Estado do Rio e também o segundo mais comum entre os brasileiros.
Com a proposta de conscientizar a comunidade sobre as formas de prevenção contra o câncer de próstata, a Pastoral da Saúde da Paróquia Imaculada Conceição de Medeiros Neto, promove nesta sexta-feira (22/11), a partir das 19hs, no auditório Beato João Paulo II, uma palestra com os Urologistas-cirurgiões Dr. Rodrigo Medeiros e Dr. Talles Baldino, voluntários da entidade, como o tema “cuidar da saúde também é coisa de homem”, e Pastoral da Saúde conta com a presença dos participantes do “terço dos homens”.
Serviço
Palestra sobre “Prevenção ao Câncer de Próstata”
Data: 22 de Novembro (sexta-feira), às 19hs
Local: Auditório Beato João Paulo II
Endereço: Rua da Matriz – Medeiros Neto
Prevenção
- Manter uma alimentação saudável;
- Não fumar;
- Praticar atividades físicas;
- Consultar o médico regularmente.
Fatores de risco
- Histórico familiar, principalmente, pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade;
- Consumo excessivo de álcool e tabagismo;
- Homens com sobrepeso e obesos, correm mais risco de desenvolver a doença
Exame
O primeiro exame de próstata deve ser feito aos 45 anos, mas caso o homem faça parte do grupo que possui histórico familiar é recomendável a partir dos 40 anos de idade.
Por Sessé Guimmas/Outra Notícia
Dengue
Atualização realizada hoje pelo Ministério da Saúde indicou 47 mortes por dengue no estado de São Paulo este ano, que já...
Interior
A Polícia Civil da Bahia, por meio da 12ª Coorpin, realizou uma operação em Itaberaba e Ruy Barbosa, cumprindo 14 mandados de busca e...
TECNOLOGIA
A Amazon quase dobrou seu lucro líquido para US$ 20 bilhões no quarto trimestre, impulsionada por uma temporada festiva próspera e uma forte...
GERAL
Irmãos se apresentam em Salvador neste sábado (08).