Dando continuidade às ações preventivas que a gestão municipal está desenvolvendo na área da saúde pública, a Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove, nesta quarta-feira, 28, mais um mutirão de prevenção ao Glaucoma.
Os interessados devem se apresentar no local, munidos do Cartão do SUS – Sistema Único de Saúde, documento de identificação (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
“Este é mais um mutirão que estamos realizando em Medeiros Neto para prevenção e tratamento de problemas de visão da população. Assim como a catarata, o glaucoma é uma doença recorrente que pode ocasionar a cegueira, sobretudo em pessoas com idade acima de 40 anos”, disse Dr. Alex Serapião, secretário de Saúde.
A ação da Secretaria de Saúde é um programa preventivo contra doenças oftalmológicas, que vem sendo realizado em intervalos de três meses. A cada mutirão, o paciente passa por uma triagem feita pelo médico oftalmologista, e os casos de Glaucoma identificados são imediatamente cadastrados e toda a medicação para o tratamento, disponibilizada para o paciente.
Sobre o Glaucoma
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é responsável por 10% dos casos de cegueira. A doença é ocasionada pelo dano no nervo óptico devido ao aumento da pressão nos olhos. Estima-se que entre 2% e 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.
Na maioria dos casos, o glaucoma atinge os dois olhos e é a herança genética que influencia no aparecimento da enfermidade. As pessoas com mais de 50 anos, com histórico familiar da doença, afrodescendentes e pacientes com pressão do olho elevada devem se submeter a um exame oftalmológico para verificar a existência do glaucoma. Porém, a doença não é exclusiva de pessoas acima desta idade.
O Mutirão de Combate ao Glaucoma favorece o diagnóstico precoce dessa doença, que pode não apresentar sintomas aparentes e, inclusive, causar cegueira irreversível. A ação é voltada para atender pacientes do grupo de risco, que inclui pessoas acima de 40 anos, com a pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma e portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.
Fonte: Departamento de Comunicação
Por: Ascom
Fotos: JBL Comunicação Digital
Interior
O homem que morreu após a queda de um avião na tarde desta segunda-feira (10) em Prado, no Extremo Sul, foi identificado como Fredy Antonio Tanos...
Opas
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas...
TECNOLOGIA
As ações da montadora chinesa BYD registraram forte alta nesta terça-feira (11), depois que a empresa revelou planos de incorporar a tecnologia