O Saúde sem Fronteiras - Rastreamento do Câncer de Mama está atendendo na cidade de Medeiros Neto
Por Medeirosneto.com 13/08/2019 às 17:53:11 - Atualizado há
Até o dia 26, o Saúde sem Fronteiras - Rastreamento do Câncer de Mama estará no município de Medeiros Neto, atendendo mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, para a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama.
Os atendimentos iniciaram nesta terça-feira, 13 de agosto, às 08 horas da manhã, em frente à Praça da Prefeitura, onde está estacionada a unidade móvel, equipada com mamógrafos de última geração.
De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a meta pactuada com o município foi de atendimento para 1.650 mulheres da sede, distritos, povoados e zona rural, dentro dos 11 dias. Para ser atendida, a mulher deve levar carteira de identidade, cartão do SUS e um comprovante de endereço, que pode ser uma conta de luz, telefone ou água.
Medeiros Neto é a primeira das 13 cidades que compõem o Extremo Sul a receber o Saúde sem Fronteiras e, de acordo com a coordenadora da Regulação de Saúde, Núbia Maria, as primeiras pacientes são do Uldurico, Bela vista, Populares, Portelinha, Garden Ville, e Agrovilas, bairros que compõem a parte alta da cidade.
O secretário da Saúde, Dr. Alex Serapião, ratificou que, para mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.
O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab, executado em parceria com a prefeitura, e é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.