Aconteceu no início da manhã da última quinta-feira (05), na quadra da Escola Virgílio, a solenidade de encerramento do Ano Letivo 2019, do SCPM - Escola Prof. Iêda Alves de Oliveira. A cerimônia marcou o desfecho de 2019 enaltecendo a importância do projeto Sistema CPM para o corpo discente, docente e toda comunidade de forma geral pois neste ano em que foi implantado este novo sistema de ensino com parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação, é notório os benefícios alcançados na busca do ensino de excelência.
O evento foi organizado pelos soldados Ademario e Brandão, estes que também atuaram durante o ano de 2019 dando suporte ao Sistema CPM Iêda Alves.
Foram convidados a fazerem parte da mesa diretora, o Maj PM Edmar Ivo Leão Junior, a diretora da Escola Iêda, Lêda, os Sargentos PM da reserva Mota e Cleiton, o vereador Presidente da Câmara, Hildo Brito, a chefe de Gabinete, Dra. Acácia Ferretti, (representando a Prefeita Jádina), a secretária de Educação Lurdinha e o Padre Leônidas.
A cerimônia teve início com um grupo de alunos especiais, entrando na quadra conduzindo o standard da Escola Iêda Alves. Logo em seguida, o aluno Riam do 9º Ano, apresentou a Unidade Escolar ao senhor Comandante da 44ª CIPM, Maj PM Edmar Ivo Leão Junior, e solicitou a permissão para proceder a solenidade. Então, logo após a entrada dos guarda-bandeiras, todos ficaram de pé para a execução do hino nacional.
Logo após a execução do Hino Nacional, a aluna Raissa do 7º ano B, foi convidada a fazer uma mensagem de agradecimento representando todos os alunos.
Após as palavras de Raíssa, o orador, Soldado Brandão leu o nome de 39 alunos que se destacaram com as melhores notas durante todo o ano letivo, sendo eles chamados a irem a frente da mesa pare receberem suas placas de homenagem. Em todas as turmas, foram classificados alunos do 1º ao 3º lugar. Após as homenagens, o Major Leão foi convidado a fazer uso da palavra
O comandante expressou claramente a sua satisfação com os resultados notórios alcançados pelo Sistema Disciplinar Militar implantado na Escola Iêda: "Eu quero agradecer a Prefeita Jádina por ter apoiado o projeto da Polícia Militar, em nome do Excelentíssimo Comandante Geral, quero agradecer também aos empenhos dos sargentos, Malta, Iris e Cleiton, eu sei que vocês tocam o sistema com bastante empenho e competência e enfim, quero agradecer também aos professores que também se empanharam e abraçaram também o Sistema, quero deixar o meu abraço fraternal e desejar a todos um feliz natal e próspero ano novo". Ressaltou
A secretária de Educação Maria de Lourdes Silva, (Lurdinha), fez uso da palavra e não poupou agradecimentos a todos os que participaram do projeto, enfatizando o empenho da Prefeita municipal em se esforçar para viabilizar o projeto, bem como o Major leão. "A gente entende que o primeiro ano foi difícil porque estamos enfrentando alguns obstáculos, mas tudo acontece com lutas e a gente sabe pois é bíblico que quando tem luta a gente sabe que la na frente a vitória chega. Aos pais eu não quero só agradecer mas fazer um apelo que continuem apoiando os filhos de vocês, continuem incentivando. O aprendizado e o crescimento de nossos alunos não dependem só da escola, depende mais de vocês e a gente conta com esse apoio incondicional". Finalizou a secretária
A diretora pedagógica do colégio Iêda, Leda Luisa Viana de Oliveira, se emocionou ao lembrar de um aluno que segundo ela, foi um exemplo de superação e viu a história do garoto, como muito positiva no quesito absorção dos benefícios incorporados pelo Sistema CIPM: "Eu gostaria de fazer uma homenagem a um aluno em especial. Ele foi primeiro lugar e não está aqui presente, mas para mim enquanto gestora da Escola Iêda, esse aluno é o exemplo maior de todo bem que o Sistema CPM fez para nossa escola. No dia da matrícula todos ficaram de cabelo arrepiado quando a mãe chegou com esse garoto na escola e ele pedia a ela pelo amor de Deus que ele não queria ficar, que ele iria pular da ponte, que ele não queria ser matriculado, e esse aluno hoje foi destaque em primeiro lugar, hoje entre os classificados, é o aluno Patrick. Eu acho que em Patrick a gente consegue resumir o que foi o Sistema CPM para a Escola Iêda Alves de Oliveira. Eu peço aos colegas que deem uma salva de palmas ao aluno superação, Patrick". Finalizou a diretora.
Para o vereador Presidente da Câmara: "A Polícia Militar não é só linha de confronto, a Polícia Militar não é só linha de combate, ela é também inclusão social, educacional e parceria. Eu quero parabenizar Major, a Polícia Militar pela grande parceria formada com as secretarias de educação dos municípios, parceria esta que vem dando certo. Só temos a ganhar, só temos a ter uma turma de jovens preparando para tocar os destinos destes municípios e os destinos futuros desta Pátria. Fica aqui a mensagem em nome dos colegas vereadores, em nome do poder legislativo. Aos policiais reformados, enrustidos nesta situação, lutando para formar uma turma dessa, fica aqui também os sinceros agradecimentos e as sinceras admirações do poder legislativo. Parabenizo também aos professores, a este quadro de educadores maravilhosos, desbravadores da educação que eu costumo chama-los de gigantes da educação, parabéns a todos pelo empenho. Que Deus derrame bençãos nos lares de vocês. Concluiu.
O Sargento PM da reserva, Cleyton Rodrigues dos Santos, que é diretor disciplinar, também fez uso da palavra e em nome dos demais colegas docentes, leu uma mensagem de agradecimento: "Meu cumprimento especial aos pais, familiares e amigos que aqui vieram participar deste momento que representa para nós uma grande vitória. Quero aqui também agradecer a direção e a coordenação da Escola Iêda Sistema CPM, citando um pensamento do saudoso Rubem Alves: "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas", e realmente a Escola Iêda Sistema CPM deu a cada um desses alunos, asas pois em nenhum momento deixou de acreditar nessas crianças e jovens. Agradecemos em especial a vocês professores, funcionários e pais com quem pudemos somar esforços, acreditando que educação é tarefa conjunta da família e da educação. Somos parceiros, as conquistas são visíveis. Nos alegramos e encorajamos. Gostaria de dizer que hoje demos uma resposta positiva para a sociedade, vamos sair daqui com a certeza de que o esforço valeu a pena. Mas não basta, não podemos parar no tempo, é necessário seguirmos em frente, traçar novos objetivos e com muita dedicação, alcançaremos novas conquistas". Concluiu o Sargento.
Após os agradecimentos do Sargento Cleyton, foi executado o hino da independência da Bahia e ao final do cântico, o aluno Rian do 9º ano solicitou permissão ao senhor Maj PM Edmar Ivo leão Junior, para encerrar a parada geral, o que teve permissão concedida, finalizando assim oficialmente a cerimonia.
Por ASCOM