Muitos jovens sonham e planejam ter um bom futuro, mas alguns deles por viverem em ambientes que limitam essas perspectivas acabam não conseguindo realizá-los da forma que gostariam. Continuar criando oportunidades no mundo do futebol para as crianças e adolescentes do distrito de Santa Luzia do Norte é uma das funções do projeto “Somos Todos Patioba”.
O Projeto “Somos Todos Patioba” foi idealizado por Edson Leles da Costa Júnior, conhecido como “Juninho”, ex-jogador da Seleção de Medeiros Neto. Há cinco meses ele busca trabalhar o futebol de forma positiva, contribuindo para levar valores às crianças e adolescentes da comunidade de Santa Luzia do Norte.
O intuito desse trabalho não é apenas formar atletas, mas também cidadãos melhores no futuro.
O projeto “Somos Todos Patioba” oferece aulas gratuitas diárias de futebol masculino e feminino para cerca de 60 alunos, entre 5 e 15 anos, em 3 categorias.
O coordenador do projeto “Somos Todos Patioba”, Juninho, pontua que é uma alegria muito grande ver o projeto criando tantas oportunidades para as crianças e adolescentes da comunidade de Santa Luzia do Norte “O nosso projeto tem o intuito de formar jovens de caráter, de responsabilidade. Incentivar nossas crianças e adolescentes, para que possam construir seus próprios sonhos e que busquem sempre o bem como exemplo”, diz Juninho.
Segundo Juninho, o projeto se sustenta a partir de doações de moradores e alguns empresários da região. "A maioria dos alunos que atendemos são bem carentes e não tem muita opção de lazer. Então a gente cuida para não os deixarem vulneráveis".
Um dos destaques do projeto é o time principal, uma mescla de jovens e adultos. Um projetivo esportivo mais arrojado e competitivo visando à disputa de futuros campeonatos na região
Outra novidade do projeto é o grupo feminino, que trabalha uma parte mais funcional ao ar livre (campo). É visível o rendimento e a evolução das atletas no ganho de massa muscular magra e perca peso. Elas exercem atividades físicas como corrida, agachamento, abdominais, entre outros.
Quem puder ajudar o projeto pode enviar um PIX para o número 73 999504200 em nome de Tarcísio Azevedo.
O projeto social “Somos Todos Patioba”, que conta com os colaboradores Erlivan, Samuel, Tarcísio, Toninho, João Paulo e José Resende, é um grande exemplo de transformação na vida de muitas crianças e adolescentes de Santa Luzia do Norte. É uma realidade. Por isso, é de extrema importância todos em apoiar projetos que promovam a inclusão social, disciplina, educação e que ajuda a nossa cidade ser um celeiro de talentos não somente no futebol, mas também em outras modalidades.
Redação Medeirosneto.com
Fotos: Allan Patrick Vieira dos Santos