As fortes chuvas que atingem a Bahia deixaram Medeiros Neto, no sul do estado (788 km de Salvador), quase inteiramente debaixo d'água. De acordo com estimativas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, há cerca de 2 mil desabrigados na cidade. Não há mortos ou feridos até o momento.
"É uma situação que nunca vi", disse o secretário da pasta, Hugo Barros. Imagens mostram o centro da cidade quase submerso. "Quase 50% da cidade foi alagada. O comércio está praticamente acabado", relatou Arlete Costa, do setor jurídico da Prefeitura.
Ainda há um bairro e um povoado isolados, com acesso apenas por lanchas. Barros informou que as famílias desalojadas foram realocadas, a maioria na casa de familiares e amigos, outros em colégios e repartições públicas do município. De acordo com Arlete Costa, a redução do nível da água, apesar de representar um alívio, está gerando outros problemas. Construções começaram a desabar com a descida da água —é o caso de sete casas, que já foram abaixo. "Ainda não se sabe todos os estragos ainda", afirmou. Segundo a funcionária da Prefeitura, há o receio de que uma área da cidade que fica próxima de um morro sofra com desabamentos.
A prefeitura está recebendo doações de alimentos, água e medicamentos. Também foi divulgada uma conta bancária e uma chave Pix para contribuições.
Informações Uol
Fotos: Ricardo Fonseca/Medeirosneto.com