A previsão do tempo para as próximas semanas é de chuva pelo Brasil ao menos pelos próximos 45 dias. De acordo com a Rural Clima, seja de forma mais regular ou irregular, a depender da região, deve chover sempre, no período. “Para as culturas de café e cana-de-açúcar, as condições são relativamente boas, porque não há mais indícios pelos próximos 45 dias de estiagem severa que possa prejudicar o desenvolvimento dessas lavouras”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.
O especialista explica que a cana-de-açúcar pode até sentir os efeitos das chuvas, mas ela não deve ocorrer em forma de invernada e será incapaz de inviabilizar completamente a colheita.
O verão termina no domingo debaixo de chuva em várias partes do país e os modelos sinalizam chuvas mais regulares durante o início do outono no Sul, incluindo os três estados, além do Paraguai, Argentina e sul do Mato Grosso do Sul. “Isso manterá condições boas ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra, algodão, feijão e outras”, afirma o especialista.
A partir de terça-feira (22/3) da próxima semana, uma forte frente fria vai levar chuvas intensas ao Sul. “A cada sete a dez dias, passa uma nova frente fria no Sul e com o deslocamento dessas frentes para a região central, o mês de março continua marcado por muita chuva em todas regiões, exceto no norte de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, onde os volumes estão baixos”, diz Santos. No Norte e Nordeste, o fim da estação será chuvoso sobre os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará e Amapá. “O volume de chuva pode chega a 100mm e até 130mm em alguns pontos do Norte do país. Na costa norte do Nordeste os acumulados ficam em torno de 60 a 80mm”, informa a Climatempo.