A população de Medeiros Neto compareceu em peso para vivenciar um momento histórico para a educação do município. Na tarde desta quarta-feira, dia 27, o prefeito Beto Pinto inaugurou o novo Colégio Eugênia, totalmente reformado, e anunciou a construção de uma nova escola na sede.
Após um longo período desativado, o prédio da antiga Escola Estadual Prof.ª Eugênia Rodrigues Viana foi contemplado com total readequação dos espaços físicos e passa a atender os profissionais e estudantes da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Beto Pinto, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Lana Pinto, o secretário de Educação e Cultura, Rildo Alves Fonseca, e sua equipe, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Alves (Pintão), e seus pares, e a diretora da unidade escola Vanessa Ribeiro, além de outras autoridades, vereadores e secretários municipais.
A nova Escola Eugênia
A escola reinaugurada agora conta com todos os equipamentos novos: carteiras, mesas, aparelhos de ar condicionado, portas e janelas de vidro, equipamentos para cozinha, entre outras aquisições, tudo com recursos próprios.
Todas as seis salas de aula, além da direção e secretaria, são amplas, arejadas, com portas plotadas. A unidade conta com infoteca, playground, banheiros masculino e feminino, com acessibilidade, mobiliário e eletrodomésticos novos, paisagismo e estacionamento.
Funcionando nos turnos matutino e vespertino, a Escola Humberto atende aproximadamente 200 alunos e passa a ter capacidade para que mais de 300 filhos e filhas de Medeiros Neto tenham acesso a uma educação pública de qualidade.
Também participou da solenidade, representando a família da professora Eugênia Viana, o ex-prefeito de Lajedão Danilo Fraga.
Danilo ressaltou a contribuição da Professora Eugênia para a educação da região de Medeiros Neto, sendo responsável por articular melhorias e avanços em diversos aspectos e elogiou Beto Pinto pelo excelente trabalho à frente da atual gestão.
Em sua fala aos pais, alunos, profissionais e comunidade, o prefeito Beto Pinto congratulou a equipe da Escola Humberto, contemplada com seu novo local de trabalho. Ele também cumprimentou o colega ex-prefeito Danilo, relembrando as diversas idas e vindas por recursos para a região.
Beto continuou sua fala anunciando ainda um pacote de obras na área da educação.
Construção de nova escola estadual
Dentro do "pacotão" de novidades para a educação, Beto anunciou a publicação em Diário Oficial do Estado da licitação para construção do novo Colégio Deolizano, acolhendo o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP).
A nova escola de ensino médio será no bairro Uldurico Pinto, com um investimento em torno de 15 milhões de reais, com mais de 10 salas, quadra poliesportiva, entre outros espaços, totalizando cerca de 17 mil m² (maior do que área da Escola Eugênia e Colégio Deolizano juntos).
Outros anúncios
Com o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), em breve, por meio do Enem, os estudantes egressos do ensino médio poderão fazer o curso superior de Agronomia.
Em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), logo será implantado em Medeiros Neto uma unidade do Colégio Universitário (Rede Cuni), o primeiro passo para cursar Medicina e outros cursos que a instituição oferece na região.
Junto à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), estudantes que queiram fazer o Enem terão acesso a pré-vestibular gratuito. Mais informações com a Secretaria Municipal de Educação.
Prefeitura Municipal de Medeiros Neto
Nossa gente em primeiro lugar
ASCOM