Ao que tudo indica, se depender de Aline Araújo, secretária da Saúde do município de Itanhém, Neiva Oliveira Almeida, moradora de Batinga, vai perder os dois rins e ficar condenada ao sofrimento da hemodiálise.
“O médico já falou comigo que se eu não fizer a cirurgia eu vou perder meus dois rins; eu sinto muita dor, os medicamentos são muito caros e não tenho condição de comprar”, disse a moradora.
Neiva mora na Rua São José, aquela mesma rua que a enxurrada invade as casas em época de fortes chuvas naquele distrito, que faz divisa com o estado de Minas Gerais. A casa dela, inclusive, já foi invadida em quatro ocasiões. Na última vez, dia 8 de dezembro de 2021, ela perdeu todos os móveis e mantimentos e, apesar das promessas não recebeu, até agora, nenhuma ajuda do município para recuperar a sua residência, que ficou danificada pela água.
Neiva tem 36 anos, é mãe de uma jovem de 19 anos e dois adolescentes, uma menina de 14 anos e um menino de 13. Ela está desempregada e é quem cuida da mãe, que ficou cadeirante após um acidente vascular cerebral que sofreu há dois anos. O marido dela ganha a vida trabalhando como diarista, cuidando de gado, quando acha o que fazer.
O problema de saúde de Neiva é urgente, não pode mais esperar. Ela encaminhou todos seus exames ao Água Preta News. Um relatório de um médico especialista da cidade de Teixeira de Freitas descreve que ela tem “múltiplos cálculos renais, com fortes crises de dor e risco de perda da função renal” e sugere “encaminhamento, sem demora, para avaliação cirúrgica”. Este relatório é do último dia 25 de março, vai fazer três meses.
A via crucis dessa moradora de Batinga não começou agora. Faz três anos que ela busca a secretaria da Saúde do município de Itanhém. A situação atual, claro, está pior porque, sem o tratamento adequado, seus rins estão quase parando.
As dores que sente diariamente são descritas por ela como insuportáveis, às vezes faz vômito, desmaia e chega a urinar sangue.
“Preciso de uma cirurgia urgente, se não vou perder meus rins”, disse ela em um áudio que foi mostrado no programa Tribuna do Povo, da Rádio Master FM. “Olhe com carinho o meu caso e tenha misericórdia de mim”, implorou.
Neiva disse que já foi a secretaria várias vezes e lá só ouviu que naquela semana a situação dela seria resolvida. O prefeito Mildson Medeiros já esteve na casa dela e, segundo ela, “garantiu que iria resolver, mas até agora nada foi resolvido”.
Quem esteve na casa dela também foi Zulma Pinheiro que, na ocasião, tentava se reeleger prefeita de Itanhém.
“Na política ela esteve aqui em casa prometendo essa cirurgia pra mim, se caso fosse eleita de novo”, explicou.
A situação com a secretária da Saúde, Aline Araújo, não tem sido diferente das promessas de Mildson Medeiros e Zulma Pinheiro.
“Teve um dia que ela [a secretária] marcou comigo e eu fui e ela nem mim atendeu, ela até me bloqueou no telefone”, explicou, completando. “Há três anos fiz os papéis [exames], agora fiz os papéis de novo, levei para a secretaria duas vezes e eles ficam falando que vai me dar uma resposta e até hoje, nada”.
A reportagem fez contato, na última segunda-feira (6), com a secretária da Saúde, que não retornou a mensagem.
Secretária não retornou contato do Água Preta News, pés de Neiva inchado em razão da doença renal e secretária bloqueou Neiva no WhattsApp.
Fonte: Aguapretanews