Desenvolvendo ações voltadas para a saúde dos trabalhadores nos municípios de abrangência, o Núcleo Regional de saúde, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador /CEREST),O Ministério da Saúde /MS e a DIVAST/SESAB, promoveu nessa sexta-feira (10), o encontro com os técnicos de referência em saúde do trabalhador e Vigilância Epidemiologia tendo como objetivo compreender dificuldades e potencialidades de desenvolvimento das ações em Saúde do Trabalhador nos municípios do Extremo Sul baiano.
O encontro aconteceu no auditório da CEPLAC em Teixeira de Freitas, e reuniu profissionais dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Jucurucu, Lajedão, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Prado, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Vereda.
Maria José Costa, Técnica de referência de vigilância em saúde do trabalhador do Núcleo Regional, falou a importância de desenvolver ações em Saúde do Trabalhador na região.
O apoio técnico horizontal promove a reorganização do trabalho em saúde com responsabilização dos envolvidos, um novo olhar sobre o adoecimento, integração de ações em assistência e vigilância.
“Essa troca de conhecimentos e experiências é muito importante, pois propicia maior vínculo entre os profissionais. As estratégias discutidas irão favorecer ampliação e desenvolvimento das ações voltadas para saúde do trabalhador e da trabalhadora nos municípios da área de abrangência do região Extremo Sul”, destacou.
A coordenadora Administrativa Milena Gazel, destacou a importância do engajamento dos municípios no desenvolvimento dessas ações compartilhadas, sendo parte do planejamento de ações desenvolvidas, contidas do planejamento SESAB/ SUVISA e Núcleo Regional.
O secretário Municipal de saúde de Teixeira de Freitas Danilo, na condição de anfitrião, participou do momento, acolhendo os municípios presentes, falou da importância do desenvolvimento de ações na regional, sendo o Cerest uma ferramenta regional com sede em Teixeira de Freitas . O secretário demostrou verdadeiro empenho para realizar o matriciomento nos municípios de abrangência do CEREST.
Os municípios: Medeiros Neto, Itamaraju, e Vereda, apresentaram experiências exitosas que vem sendo desenvolvidas nos seus municípios, bem com experiência vividas no momento em que foram acometidos pelo desastre.