Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Medeiros Neto

Profissionais da Saúde de Medeiros Neto participam da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Imagem de destaque da notícia

Profissionais da área de Saúde de Medeiros Neto participam da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, sediada em Salvador-BA, com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A ação acontece até esta quinta-feira (11/05/2022), no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA).

O primeiro dia da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, realizado nesta terça-feira (9), no Centro de Cultura Cristã da

No evento representando Medeiros Neto e Extremo Sul como delegadas, estiveram presentes a Coordenadora do CAPS, Kênia Mendes, e as Psicólogas Juliane Gurutuba e Fernanda Rodrigues

A Secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro participou através de vídeo, e ressaltou a importância da luta por uma saúde mental digna. “A conferência acontece em um momento importante para o Sistema Único de Saúde (SUS). Eu acredito na construção de políticas de saúde que envolvem movimentos sociais, trabalhadores, gestores formadores e aqui estão todos. Em um contexto de ressurgimento de negacionismo da ciência e de retrocessos, de subfinanciamento federal do SUS e desmonte de política públicas, é tempo oportuno para trazermos à Bahia diálogos sobre caminhos e avanços necessários para seguirmos na luta antimanicomial”, ressaltou a secretária.

O evento contou ainda com a conferência de Roberto Tykanori, psiquiatra e ex-coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, que abordou o tema “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: O SUS, o cuidado e saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”.

Processo

O eixo principal da 5ª CESM, “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, está sendo desenvolvido a partir de 4 eixos: Cuidado em liberdade como garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade, e Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

A partir desses eixos, serão abordadas questões como redução de danos e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas; diversas formas de violência, opressão e cuidado em saúde mental; educação continuada e permanente para os trabalhadores de saúde mental; equidade, diversidade e interseccionalidade na política de saúde mental, e prevenção e pósvenção do suicídio e integralidade no cuidado.

Programação

O evento segue até quinta-feira (11) com a realização de palestras, apresentação dos eixos temáticos, conferências e apresentações culturais.

Redação Medeirosneto.com

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis