Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

BRASIL

Lei do farol baixo mudou! Veja como evitar multa no Carnaval

Imagem de destaque da notícia

Manter o farol baixo ligado, mesmo durante o dia, já virou hábito de muitos brasileiros. Vale lembrar que em 2016 essa prática se tornou obrigatória para reforçar a segurança dos motoristas na estrada.

No entanto, a legislação mudou em 2021. A Lei 14.071/2020 chegou acompanhada de várias alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), incluindo novas normas para o uso do farol baixo.

Confira todas as mudanças abaixo antes de viajar para o Carnaval.

O que mudou?

  • Segundo a lei, veículos equipados com DRL não precisam mais acender o farol baixo durante o dia.
  • O que é o DRL? São luzes de rodagem diurna (sigla em inglês para"Daytime Running Light").
  • Essas luzes, como na imagem acima, são discretas e deixam o carro visível durante o dia mesmo com o farol baixo apagado.
  • O equipamento já é item de série em vários carros novos.
  • Para os veículos sem DRL, a regra antiga continua valendo, no entanto, apenas para rodovias de pista simples e mais afastadas de perímetros urbanos.
  • Em rodovias de pista dupla com divisão entre cada sentido, o farol baixo ligado durante o dia não é mais obrigatório.

Pistas simples são aquelas identificadas pela separação das faixas. A linha amarela, por exemplo, indica fluxo oposto de veículos, enquanto a branca indica tráfego no mesmo sentido. Essa linha pode ser contínua, sinal de ultrapassagem proibida, ou segmentada nos locais onde a ultrapassagem é permitida.

Quem descumprir as regras pode levar multa

O Artigo 250 do CTB estabelece que o descumprimento das normas é considerada infração média de trânsito, sujeita a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira (CNH).

O último alerta é verificar se todas luzes estão funcionando antes de pegar a estrada no Carnaval. Usar apenas o farol alto a noite para "camuflar" o baixo queimado, por exemplo, não livra de multa em caso de fiscalização.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis