Na manhã de sexta-feira, 3 de março, foi realizada nas cidades de Teixeira de Freitas e Alcobaça a operação "Fallere", cujas investigações apuraram a prática dos crimes de estelionato, receptação qualificada, e organização criminosa.
Segundo informações da polícia, os criminosos adquiriam toneladas de queijo e outros derivados, passando-se por falsos representantes de empresas existentes no mercado, e após o transporte da mercadoria, aplicavam o golpe.
Os autores, que armazenaram e destribuíam o produto do crime principalmente nas cidades de Governador Valadares, Alcobaça e Teixeira de Freitas, eram vistos exibindo carrões e mansões em cidades litorâneas do sul da Bahia, e tiveram suas prisões preventivas decretadas.
A polícia efetuou diligências nas cidades de Governador Valadares – MG, Alcobaça – BA, onde realizaram buscas em um estabelecimento comercial e em uma mansão, cumprindo mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. Diligências poderão ser realizadas a qualquer momento em Teixeira de Freitas.
Na cidade de Governador Valadares, investigadores realizaram o cumprimento dos mandados de prisão a dois dos investigados, sendo um destes também preso em flagrante em razão da prática dos crimes de receptação qualificada e furto de energia elétrica.
Ainda na cidade de Governador Valadares, durante a execução de cumprimento de mandado de busca e apreensão em estabelecimento comercial (restaurante), foi encontrada grande quantidade de produtos do gênero de laticínios, que resultou na prisão em flagrante do proprietário do referido comércio pela prática do crime de receptação qualificada.
A operação contou com aproximadamente trinta policiais civis, alguns destes, durante as investigações, se infiltraram no meio das pessoas, se passavam por turistas, à paisana, até localizarem os alvos. Participaram das operações policiais em pleno exercício nas delegacias de polícia de Malacacheta, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Nanuque.
A Operação contou com a colaboração da Vigilância Sanitária local, que interditou os dois estabelecimentos comerciais envolvidos.
Em Teixeira de Freitas, no estado da Bahia, a organização criminosa também atuou no comércio de laticínios produtos de crime, razão pela qual novas diligências serão realizadas, com o objetivo de prender demais envolvidos.
Os indivíduos permanecerão presos à disposição do Poder Judiciário e a Polícia Civil prosseguirá com as investigações, com o objetivo de identificar outros envolvidos, bem como outros bens, provenientes do crime.
Segundo a polícia já foram recuperadas parte das toneladas de queijo. Também foram localizadas carne suína e camarões.
As sedes do Departamento e Delegacia Regional de Teófilo Otoni, mediante atuação das autoridades policiais e demais policiais civis envolvidos, contribuíram na operacionalização das atividades investigativas internas e externas, viabilizando, assim, o êxito dos resultados obtidos.
Sul bahia News