Com o intuito de ocupar mais assentos vagos em aviões e em uma época em que tem crescido as reclamações pelos preços das viagens, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), anunciou que o Governo Federal prepara um programa de passagens aéreas a R$ 200.
Serão beneficiados com a medida aposentados, estudantes e servidores públicos com renda de no máximo R$ 6.800. A justificativa do ministro para o programa ter um limite de renda para a concessão do benefício é que as companhias áreas brasileiras operam com no máximo 80% de assentos ocupados dentro das aeronaves, enquanto os outros 20% ficam vazios.
"Nós temos hoje 90 milhões de passageiros, mas só 10 milhões de CPFs que voam", afirmou Márcio França, que em visita a Salvador em fevereiro, disse que articulava com outros setores pela queda do preço do combustível para baratear as viagens de avião.
A iniciativa divulgada por Márcio França tem como influência o antigo programa Melhor Viagem, da Caixa Econômica, que era destinado para idosos. "Conversei com a presidente da Caixa, acho que vai ser fácil. O que importa é a decisão política e as companhias aéreas têm que querer", afirmou o ministro. O plano depende da aceitação das companhias aéreas.
Com informações do Correio Braziliense.