Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

CIDADE

Usina Santa Maria, em parceria com CTC - Centro de Tecnologia Canavieira, apresenta resultados com implantação da tecnologia BT no ´Dia de Campo´

Imagem de destaque da notícia

No último dia 09 de março, a Usina Santa Maria realizou um ´´Dia de Campo´´ em parceria com os profissionais do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, empresa líder global em ciência de cana-de-açúcar, que busca inovação constante na área de melhoramento genética.

VIDEO:



O evento teve como objetivo apresentar para os parceiros, assim como também os fornecedores, todas as estratégias de manejo que a Usina Santa Maria vem adotando para elevar sua produtividade e mostrar os primeiros resultados com o uso de canas transgênicas, que é a tecnologia BT.


A cana Bt é a cana-de-açúcar que recebeu um gene da bactéria Bacillus Thuringiensis que confere resistência a insetos para as plantas transformadas geneticamente.


Alessandra Machado, Coordenadora Agrícola da Usina Santa Maria, destacou que é um passo muito importante para conseguir combater o principal inimigo, a praga Broca-Gigante.``Esse material já vem inserido no seu DNA, uma resistência a essas pragas, que são as brocas comum e gigante. Ela impede que o dano aconteça. A gente consegue entregar para indústria um material 100% sadio, diferente das outras práticas de manejo que a gente tenta manter sobre o controle os índices de infestação dessas praga´´, disse a Engenheira Agrônoma.


De acordo com o Gerente de Vendas da CTC, Igor Costa, a tecnologia BT é o que tem de mais revolucionário no setor sucroenergético nos últimos vinte anos. ´´ Já vem surtindo efeito a curto prazo e já controlando a praga, dando retorno econômico para os usuários, mas a tendência é que ao longo dos cortes da cana de açúcar, esse retorno ele seja ainda maior. Então este produto controla 100% essa praga e vem agregar ainda mais a produtividade dos produtores e parceiros de cana de açúcar da região´´, frisou.


O Diretor Agrícola Usina Santa Maria, Sérgio Queiroga agradeceu a todos que participaram do encontro e disse que o evento foi um sucesso. ``A cana de açúcar é pioneira no Brasil em várias tecnologia e, a gente aqui , na Usina Santa Maria, em Medeiros Neto, temos uma parceria com o CTC- Centro de Tecnologia Canavieira que está localizada em Piracicaba -SP, produzindo mudas na própria Usina Santa Maria e investindo em adubação, maturação, tudo para ter a melhor cana-de-açúcar com o maior teor de sacarose para produzir mais etanol, mais açúcar e mais energia apara todo o país. Queiroga enfatizou que a Usina Santa Maria planejando bater todos os recordes nessa safra de 2023. ´´O nosso investimento não para. Este ano, vamos iniciar a nossa termoelétrica e já compramos uma fábrica de açúcar, para o ano que vem, já vamos produzir açúcar aqui na Santa Maria, concluiu.

















Redação Medeirosneto.com
Fotos: Ricardo Fonseca e Usina Santa Maria

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis