Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

EXCESSO DA EXPOSIÇÃO

Como o uso excessivo de celular impacta na alternância de humor das crianças

Imagem de destaque da notícia

A ampla utilização das redes sociais e a multiplicação do acesso aos vários aplicativos e jogos online direcionados às crianças e adolescentes prolongam o tempo de utilização de equipamentos como celulares e tablets.

Um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que os moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal aumentaram o tempo gasto no lazer em celular, computador ou tablet de 1,7 para 2 horas por dia, entre 2016 e 2021.

A coordenadora do Grupo de Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Evelyn Eisenstein, afirma que não existe uma idade ideal para introduzir o uso desses aparelhos na vida de crianças, sendo recomendado o estabelecimento de limites por pais e cuidadores.

"O problema é: o que essa criança está deixando de fazer para ficar sob a tela? Sempre que possível, a criança tem de brincar, porque é por meio da brincadeira que ela desenvolve suas habilidades psicomotoras. Quando a criança deixa de fazer, por exemplo, o que chamamos de rotina de casa, como tomar banho, pula refeições e quer ficar o tempo todo no celular, ela vai criando uma patologia, doença mesmo, que é a dependência do mundo digital", diz Evelyn em comunicado.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis