Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

SAÚDE

Gel anticoncepcional masculino tem 99% de eficácia, diz estudo

Imagem de destaque da notícia

Um gel anticoncepcional masculino, que está sendo desenvolvido pela empresa de biotecnologia Contraline, com sede na Virgínia, Estados Unidos, teve eficácia de 99% em um teste realizado com 23 homens. Os resultados foram divulgados neste mês.

Os cientistas esperam que a aplicação do gel tenha resultados semelhantes ao da vasectomia, mas seja completamente reversível. O procedimento consiste em injetar nos canais deferentes – o par de tubos que transporta espermatozoides maduros no trato reprodutor masculino - uma substância macia à base de água chamada hidrogel. No teste, 30 dias após a inserção, o gel levou a uma redução de mais de 99% no número de espermatozoides em movimento, segundo a empresa. Nenhum efeito colateral grave nem alteração no comportamento sexual foi relatado pelos participantes.

Os testes iniciais foram realizados na Austrália. Kevin Eisenfrats, cofundador e CEO da Contraline, disse que o gel é como um DIU para os homens. "No momento, não há nenhum contraceptivo que seja duradouro e reversível para os homens", afirmou. "Esse gel é feito para pessoas que não estão prontas para ter filhos, não querem ter filhos por um período ou acreditam que nunca vão querer ter mais filhos, mas talvez ainda não estejam prontas para um procedimento permanente."

Globo.com

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis