Sa√ļde SA√öDE

Farmácias podem fazer exames de análises clínicas a partir de hoje

Por Medeirosneto.com

01/08/2023 às 12:33:57 - Atualizado h√°

Farm√°cias de todo o país estão autorizadas a partir desta terça-feira (1¬ļ) a realizar exames para diagnosticar dezenas de doenças. Até então, a Anvisa (Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) permitia que os estabelecimentos fizessem apenas testes de Covid-19 e de glicemia.

A lista soma mais de 40 tipos de an√°lises, incluindo colesterol, hepatite, vitamina D, HIV, dengue, urina e fezes. Para realizar os exames, é preciso que a farm√°cia tenha uma sala própria e profissionais especializados contratados.

A primeira vantagem para o consumidor é o aumento do número de locais para an√°lises - são cerca de 10 mil estabelecimentos associados à maior entidade do setor. Ainda não h√° uma média dos valores, mas, tendo como exemplo o teste de diabetes, que j√° é feito, a redução seria de pelo menos 15%.

As farm√°cias que querem oferecer os serviços t√™m prazo de seis meses para se adequarem às regras técnicas - segundo o setor, as grandes redes j√° estão preparadas.

Apesar da vantagem do acesso f√°cil e de resultados r√°pidos, os especialistas alertam que é necess√°rio levar os exames para avaliação profissional. Ou seja, é o médico que define em seguida o que fazer e quais tratamentos seguir.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Medeirosneto.com

© 2023 Copyright - Medeirosneto.com
Medeiros Neto- BA

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Medeirosneto.com