Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

ITANHÉM

Secretário para a saúde de Itanhém e vai jogar bola com amigos em Ilhéus

Imagem de destaque da notícia

Depois da polêmica antítese da bomba d"água de Vila São José, "que estava queimada, mas não queimou", as redes sociais, mais uma vez, deram conta agora da falta de compromisso do secretário Joabe Pires com a saúde do município de Itanhém. Desde que ele assumiu a pasta, o setor anda capengando por falta de medicamentos, inclusive remédios de uso contínuo, e até materiais para a realização de procedimentos simples em todas as unidades de saúde, inclusive no hospital, que volta e meia está sem médico de plantão, obrigando as pessoas a se automedicarem ou tomarem dinheiro emprestado para pagar transporte para se aventurar ser atendidas em cidades como Medeiros Neto e Teixeira de Freitas.

Na última quinta-feira (23) a secretaria promoveu a 7ª Conferência Municipal da Saúde e a sede da instituição amanheceu fechada, com um aviso de que, naquele dia e no dia seguinte, todas as atividades da secretaria estariam paralisadas. Os postos de saúde também ficaram fechados, afinal, os servidores da área foram, digamos, obrigados a participar da conferência para ouvir o secretário destilar ódio no microfone durante a sua fala, fazendo críticas veladas a vereadores e à imprensa local, que desde que o secretário foi nomeado, saíram em defesa dos mais pobres, denunciando o caos na saúde de Itanhém, que se instalou depois que Joabe Pires assumiu a pasta.

Um mutirão, denominado "mutirão do glaucoma", que seria realizado na sexta-feira (24), a partir de 12h, cuja publicidade foi intensificada em carro de som na cidade durante toda a semana - pasmem! - foi adiado sem mais informações. Quem se deslocou no sol escaldante do meio-dia ao ESF 05 deu com a cara no portão fechado.

Na mesma sexta-feira que a Saúde de Itanhém parou, o secretário Joabe Pires viajou para a cidade de Ilhéus para participar de jogos de futebol, em um evento organizado pela FENABB (Federação Nacional das AABBs). Ele foi no mesmo ônibus que saiu sexta-feira, dia 24, por volta das 7h30, levando todos os jogadores. Entre os jogadores estava o ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi, com quem Joabe tem forte ligação política e de quem Joabe também foi secretário e ocupou outras funções importantes durante a sua gestão.

Esta não é a primeira vez que o secretário de Mildson Medeiros abandona a Saúde de Itanhém para se divertir. Entre outras ocasiões está a passagem do último Ano Novo. Enquanto a população ficou sem médico no hospital da cidade nos dias 31 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023, Joabe Pires estava curtindo a concorridíssima virada do ano de Porto Seguro, com direito a postar, muito sorridente, fotos nas redes sociais, enquanto a população pobre, que depende do poder público para conter suas dores e tratar suas doenças, estava à mercê da sorte. Claro, quem pode esforçar-se um pouco mais, levou o filho doente para tentar um atendimento no hospital municipal de Medeiros Neto ou de Teixeira de Freitas.

As redes sociais, que nada mais são do que o amplificador da voz das ruas, seguem atentas à falta de cuidado do secretário da Saúde com uma área que foi tão esquecida pela ex-prefeita Zulma Pinheiro e que, nas mãos de Joabe Pires, vem causando um desgaste político muito grande ao prefeito Mildson Medeiros.



Fonte: Água Preta News

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis