Localizada no município de Medeiros Neto, a Usina Santa Maria, (antiga Medasa) do Grupo São Luiz, está investindo R$ 150 milhões na construção de uma termelétrica para processar o bagaço e na produção de açúcar, que será agregada à crescente produção de etanol. A usina produz cana-de-açúcar há quase 50 anos no território baiano.
O investimento milionário será feito através de recursos próprios. A implantação da termoelétrica, com capacidade de 65 MW, já se encontra em fase de execução e vai gerar 256 novos empregos. Já a usina para produção de açúcar do grupo, terá uma produção estimada em 14.000 sacos /dia. Para a safra 2023/24, iniciada em 1°de abril, a expectativa é de uma moagem de 2,3 milhões de toneladas de cana e uma produção de 1.800.000 metros cúbicos (m³) de etanol.
A Usina Santa Maria também fez a aquisição de parte dos equipamentos da extinta usina Floralco, que operava em São Paulo. A compra de maquinário de uma usina desativada, foi uma solução adotada visando a redução de custos e também para agilizar o início da produção.
"Este investimento é para que nós possamos preparar a nossa planta para produzir açúcar, a partir de 2024. Os equipamentos já estão chegando", diz Marcos Antônio Costa Lemos, gerente de Relações Institucionais da Santa Maria.
O presidente do Grupo São Luiz, Luiz Carlos Queiroga, destaca o impacto econômico da operação para Medeiros Neto.
"Esperamos desta forma concluir mais um importante ciclo de desenvolvimento de nossas unidades, lembrando sempre da geração de empregos, renda, tributos, bem-estar social e ambiental aos municípios da região do extremo sul da Bahia", afirma.
Siga a Notícia