Após alguns meses de esforços focados no sistema de iluminação e reconstrução da quadra de areia na Ilha de Medeiros Neto, a AMIAFRI está recebendo obras de manutenção na pista de caminhada, o que em breve vai garantir mais conforto e segurança aos visitantes.
O pavimento ficou desgastado, com buracos e com uma parte coberto por uma densa camada de areia após a última grande enchente ocorrida em dezembro de 2021 em Medeiros Neto.
Equipes de colaboradores da Usina Santa que trabalham na área de limpeza da empresa, foram destacados nas últimas duas semanas para o local afim de iniciarem e concluírem o trabalho de recuperação e liberação do acesso total a pista para assegurar caminhos mais acessíveis para quem quiser se exercitar ou passear. O a pista tem aproximadamente 1.000 metros.
O Diretor de Relações Institucionais da AMIAFRI, Luiz Carlos Brandão, (que também é funcionário da Santa Maria) disse a nossa reportagem que "A Usina tem muita satisfação em poder contribuir ativamente na recuperação do espaço que é cartão postal da cidade e faz parte da cultura imaterial do município". Disse. Ainda segundo o Diretor de Relações Institucionais, a parceria entre a USM e AMIAFRI se prolongará em defesa do meio ambiente e dos interesses da coletividade.
Segundo o criador da ONG, Patrick Lira de Brito, após os trabalhos de retirada da areia que impedia a caminhada pela pista, o próximo passo será transportar a mesma areia para locais onde houve grandes erosões na ilha e também para completar parte da areia que ainda falta na quadra. Ainda segundo Patrick, todo trabalho está sendo retomado aos poucos e a intenção é chamar a atenção da população para o voluntariado, uma vez que a instituição é sem fins lucrativos e opera com doações dos membros e simpatizantes da AMIAFRI.
Durante os sábados em que os colaboradores da Santa Maria estiveram na Ilha, foram servidos lanches durante todo o período em que ali estiveram. Tudo sob a organização dos membros da diretoria: Morena do Hospital, Pastor Osvaldo Franco, Maria Quitéria e Valdeir dos Teclados.
Da redação do Liberdade Notícias